2012, ano de muito trabalho e vitórias para os trabalhadores

09 jan 2016 . 14:14

2012 foi um ano de muito trabalho para os sindicatos e a Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de SP), que se traduziram em muitas mobilizações, negociações e vitórias. Atuamos em várias frentes: nas negociações diretas com os patrões, com o governo do Estado de São Paulo, com a Câmara dos Deputados, Senado e com o governo federal, através de seus ministérios.

Mantivemos a nossa parceria com a Uita (União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação) e por meio da Força Sindical intensificamos a luta pela extinção do fator previdenciário, redução de jornada e contra a terceirização, entre outros desafios da classe trabalhadora. Enfim, realizamos negociações nas áreas sindical, econômica e política sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Durante anos, a Fetiasp e os sindicatos filiados negociavam as Convenções Coletivas durante o ano todo, enfrentando um processo desgastante. Neste ano, as entidades conseguiram a unificação das datas-base em apenas duas: em maio e a outra em setembro e para completar foram vitoriosas nas negociações conquistando aumentos reais de salários.

Para organizar melhor os trabalhadores, na Conferência Estadual da Alimentação decidimos criar secretarias por ramos de atividade: bebidas; carnes e frio; laticínios, café torrado e moído; rações; plúrimo, doces, conservas e sucos; panificação, confeitaria e setor de trigo e, usinas de açúcar.

Sabemos dos problemas de saúde que os trabalhadores enfrentam especialmente na área de frigoríficos. Trabalhamos junto com os companheiros de Santa Catarina na comissão tripartite para fazer a norma regulamentadora dos frigoríficos e decidimos intensificar os trabalhos da ATRA (Associação em defesa dos trabalhadores do ramo da alimentação do Estado de São Paulo e vitimas de acidente e moléstias profissionais, que realizou o 1° Seminário sobre saúde e segurança do trabalho. E as mulheres realizaram encontro defendendo maior participação delas no movimento sindical.

Na área política, conseguimos que o senador Cassio Lima retirasse o projeto de lei PLS 252/2012 de sua autoria que estava em tramitação no Senado. O projeto alterava prazo de mandato de sindicalistas. Evitamos uma interferência na organização dos trabalhadores.

No 1º semestre, especificamente em 31 de maio, conseguimos uma grande vitória: a reativação da unidade da JBS em Presidente Epitácio depois de oito meses de negociações entre a direção do Grupo JBS, o sindicato da indústria de alimentação de Presidente Prudente, a Fetiasp, o governo do Estado de São Paulo, a prefeitura e representantes do Ministério Público.

A FETIASP ( Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de SP) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Presidente Prudente tiveram participação fundamental para a reabertura desta unidade negociando com o governador Geraldo Alckmin para resolver a pendência do ICMS com o grupo JBS.

A indústria de suco foi a outra área de atuação da Federação e dos sindicato, que negociaram com o governado Geraldo Alckmin para minimizar os problemas do setor.

Nossa preocupação foi a de manter os empregos. Para isso foi preciso estimular o consumo.

Para 2013, nossa certeza é que continuaremos na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, por aumentos reais de salários e geração de mais empregos.

Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp