Trabalho Decente: é preciso passar à prática

09 jan 2016 . 14:15

Trabalho Decente: é preciso passar à prática

Dia oito de agosto de 2012 começou, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o lema “Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais”.

Até o dia 11, representantes do governo, empregadores e trabalhadores vão debater as propostas que foram discutidas antes nos municípios, em seguida pelos Estados. Em Brasília será a conclusão de um grande processo de diálogo social sobre as políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social.

Consideramos excelente a disposição de debater amplamente temas que dizem respeito ao trabalhador, especialmente sobre o Trabalho Decente, que é um tema abrangente:envolve salário e ambiente de trabalho dignos, saúde e segurança no trabalho, por exemplo.

No entanto, é preciso tornar real o Trabalho Decente. Para passar à prática será preciso negociar benefícios com os patrões nos acordos das Convenções Coletivas das categorias, negociar com governos municipais, estaduais e federal e demais setores da sociedade.

Melquíades de Araújo, Presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado SP)