Crescimento Consciente e Sustentável

09 jan 2016 . 13:37

Vista panorâmica de Piracicaba, com o Rio Piracicaba cortando o centro da cidade.

Piracicaba já é o sexto PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo. Há mais de uma década que o setor sucro-alcooleiro, cheio de altos e baixos resultantes de uma falta de Política definida do Governo Federal para a questão energética do país, deixou de ser nosso foco de crescimento. A importância do setor sucro-alcooleiro em nossa região é incontestável, mas o interessante é percebermos que, rapidamente, Piracicaba conseguiu diversificar fortemente seu pátio industrial, capacidade comercial e de serviços.

Seja pela boa situação econômica que o país vem passando no cenário mundial, seja por políticas municipais de crescimento acertadas, o fato é que nossa cidade e região vem apresentando índices econômicos e sociais positivos ano após ano e, claro, não podemos permitir que isso se retraia.

Neste quadro é evidente que a questão do Trabalho também tem sido diretamente atingida. Em muitos setores, Piracicaba possui hoje uma situação de Pleno Emprego e isso tem de ser visto como algo bastante satisfatório. No entanto, aqui é que devemos nos atentar para algo que realmente importa: como é realizado esse trabalho que emprega as pessoas?

Já há algum tempo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), órgão das Nações Unidas que cuida especificamente das relações de trabalho à nível mundial, uma Campanha Internacional pelo Trabalho Decente que prioriza a seguinte agenda: Geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e tratamento; Erradicação do Trabalho Escravo e eliminação do Trabalho Infantil e o Fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social, ou seja, o permanente debate entre governos, empresários e trabalhadores.

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba (SP) faz na Hyundai em novembro de 2012.

Portanto, mais do que buscarmos a criação de postos de trabalho, é preciso que possamos garantir a qualidade e a decência aos trabalhadores no exercício de suas funções. É preciso que as condições de trabalho, que envolvem desde a questão salarial até a preservação da saúde de nossos cidadãos sejam consideradas em quaisquer índices de “crescimento”.Buscar uma constante melhoria de vida para os trabalhadores através de aumentos salariais dignos, locais de trabalho limpos e seguros, educação pública e saúde de qualidade, moradia ,transportes que funcionem e uma preocupação constante das partes envolvidas neste processo em torno do trabalho decente para todos é a única garantia que termos para manter nossa cidade no rumo do crescimento social paralelo ao crescimento econômico de forma sustentável e permanente.

José Luiz Ribeiro

Essa deve ser a consciência de todos os setores sociais envolvidos na condução de nosso município. Essa deve ser a luta permanente de nossos dirigentes políticos, empresariais e dos sindicatos representantes dos trabalhadores: a riqueza de nossa cidade deve ser distribuída entre todos e assim todos sairão ganhando.

Manutenção e crescimento do Trabalho e do Emprego sim, mas que esse seja de forma decente para todos.

José Luiz Ribeiro é Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Vereador.