Dois de Julho: A conquista histórica e a luta dos trabalhadores atuais se completam

09 jan 2016 . 14:51

Desenho de Antonio Parreira sobre vitória brasileira no Bahia.

O dia 2 de Julho é uma data máxima para a Bahia, marco da consolidação da vitória do Brasil contra Portugal e da liberdade política perante os portugueses. Saímos às ruas em um cortejo para celebrar a democracia e levar nosso espírito de luta entendendo que a conquista histórica e a luta dos trabalhadores atuais se completam.

Em 1822, homens e mulheres com sede de justiça e liberdade derrotaram as tropas portuguesas. Atualmente, continuamos a lutar. Com outras armas, como a greve, instrumento legítimo, mas com a mesma gana de vitória e esperança da conquista. Nas ruas, nas empresas, nos canteiros de obras, persistimos na nossa jornada com muita firmeza.

Os heróis populares consagrados na luta pela independência demonstraram vontade de vencer e conquistaram a liberdade que gozamos até hoje. Maria Quitéria, Labatut, Lima e Silva e João das Botas são alguns dos nomes que serão relembrados por nós, que enfrentamos batalhas diárias. Redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, uma sociedade sem discriminação de gênero e raça, melhores salários e condições de trabalho fazem parte da nossa agenda.Maria Quitéria, heroína da independência da Bahia.

O Caboclo e a Cabocla são os símbolos que homenageiam os heróis que lutaram entre 1822 e 1823. Hoje, os trabalhadores são os protagonistas das mais diversas conquistas por melhores condições de trabalho, formando, a cada dia, um país mais justo. A Força Sindical nasceu em meio às lutas e manifestações sociais e leva a voz do trabalhador por todo o país e ao mundo. Encarnaremos o espírito do Dois de Julho com as bandeiras de luta dos trabalhadores e honraremos aqueles que deram suas vidas pela Bahia e pelo Brasil.

Viva a Independência da Bahia!

Nair Goulart é Presidente da Força Sindical Bahia