A importância da participação dos trabalhadores nas políticas públicas

09 jan 2016 . 11:56

claudio-magrao

A importância da participação dos trabalhadores nas políticas públicas

Desde o início do século XX, no Brasil, o operariado se articula para participar das políticas públicas. Esse é um movimento antigo, no entanto, seus desdobramentos são cíclicos, e a verdade é que mesmo com todas as conquistas, os trabalhadores ainda precisam se organizar melhor para ampliar sua participação política.

A participação efetiva dos trabalhadores nas políticas públicas ampliaria, de fato, a luta não só por melhores condições de trabalho, mas também compreendendo a sociedade como um todo. É preciso compreender de vez que o trabalhadores, além da sua vida dentro da fábrica, está inserido num sistema maior, que é a cidade, o Estado, o País.

Um dado negativo considerável é que o trabalhador ainda resiste em eleger trabalhadores para representá-los em órgãos públicos, que de fato poderiam fortalecer e reforçar as lutas da classe operária.

Ninguém melhor do que o operário para compreender a realidade do Trabalho, as dificuldades e as necessidades essenciais por melhores condições em todos os sentidos, agora, sob o contexto da sociedade, já que os anseios dos trabalhadores, na verdade, são os dos cidadãos.

O movimento sindical vem se articulando para ampliar a participação nas políticas públicas. Porém, é importante ressaltar que os candidatos dos trabalhadores compõem um projeto coletivo, não podendo assim adotar uma postura individualista, uma vez que representará toda uma categoria.

Essas ações dependem da consciência de cada trabalhador para escolher representantes que realmente tem comprometimento com as nossas causas coletivas e que tenham e mantenham as raízes da luta operária.

Claudio Magrão é presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.