Oitenta anos do sindicato dos Engenheiros

09 jan 2016 . 12:57

joao-guilherme9joao-guilherme10

Depois de uma certa idade a vida de um indivíduo e a de uma instituição se distinguem porque, para o primeiro, começa a decadência biológica inexorável e para a segunda, se ela é relevante, o tempo que passa a fortalece ainda mais.

O sindicato dos Engenheiros de São Paulo com seus 80 anos que se completam é um exemplo de jovialidade potente demonstrada na posse de sua diretoria.

Ao longo de sua história participou de inúmeras campanhas que se confundem com o desenrolar da vida nacional: Constituinte de 1934 (foi criado para isto), afirmação do papel dos engenheiros na industrialização de São Paulo, luta pela democratização, campanha pelas eleições diretas, participação na Constituinte e influência na elaboração da Constituição de 1988, lutas contra o desemprego dos engenheiros e enfrentamento das privatizações e muito mais.

Atualmente, com o projeto da Federação Nacional dos Engenheiros, Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, o sindicato tem tido voz ativa em todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e, filiado à CNTU, engrossa o coro dos profissionais universitários.

São quatro os pilares da pujança do sindicato:

1- O próprio projeto Cresce Brasil que dá a todas as ações sindicais um norte de orientação progressista e eficiente;
2- As negociações coletivas com as empresas com resultados palpáveis para os engenheiros. Em 2013 a média dos ganhos reais nos acordos e convenções foi a maior da história do sindicato, que realiza há quase duas décadas o famoso seminário anual de negociação com as empresas;
3- As instalações e os serviços prestados à categoria. O sindicato tem, além de sua sede onde se acolhem as mais diversas manifestações da sociedade paulistana, uma imponente rede de delegacias regionais, com sedes próprias e capacidade de ação local;
4- O ISITEC, Faculdade de Engenharia de Inovação, experiência destinada a ter grande papel na formação de engenheiros e quadros para o desenvolvimento.
A diretoria do sindicato, experimentada e experiente nesses processos, mantém sua unidade e confia na direção do engenheiro Murilo Pinheiro, provado condutor desta forte instituição.

João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical