Sergio Luiz Leite

09 jan 2016 . 15:10

Compromisso político

Constatamos que nos últimos anos uma parcela significativa da população brasileira vem demonstrando um crescente desapego por questões e temas de ordem política. A ignorância política serve de interesse para determinados grupos, movidos por razões escusas e financeiras, que destilam toda uma série de infâmias contra a democracia.

A juventude é um dos principais alvos de todo esse processo. Sendo que a classe trabalhadora também é atingida, e com tudo isso quem perde é a própria sociedade.  Lutamos muito pela restituição dos nossos direitos democráticos. Saímos de uma ditadura militar e consolidamos um direito constitucional, que referenda nas urnas, todos os ensejos do povo brasileiro. A falta de conhecimento e interesse político faz com que muitos desconheçam toda a gama de direitos que o movimento sindical conquistou para a nação, através de árduas lutas de cunho político, trabalhista e social.

Por isso não é justo que toda essa luta, pelos direitos civis e pela liberdade, seja ultrajada. O perigo da ignorância política mora nesse vil processo de calúnias, que resulta diretamente nos desmazelos de nossas instituições democráticas e na ameaça de perdas de direitos dos trabalhadores.

Sabendo disso, o movimento sindical tem uma obrigação moral e social, de incentivar e proporcionar um amplo conhecimento e aprendizado político aos seus dirigentes, sendo este um compromisso, que há muitos anos é tradicionalmente exercido por nossa Federação e Sindicatos filiados, seja nas atividades de rotina, assim como nos eventos, congressos, seminários, greves e mobilizações, entre outras ações sindicais, que completam o nosso dia a dia.

Tudo em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras e consequentemente de toda a sociedade. Cobramos dos nossos candidatos ao legislativo e executivo municipal, estadual e federal, um pleno compromisso com as bandeiras de luta da classe trabalhadora. Também fazemos questão de acompanhar todo o trabalho desempenhado nos mandatos desses vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, senadores e da própria presidência da república. Ora, são as reivindicações, os direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras que estão em primeiro plano.

Lembramos que no próximo dia 7 de outubro, teremos as eleições municipais, quando o povo brasileiro irá às urnas para eleger os seus novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Não demora muito em 2014, também serão realizadas eleições no campo estadual e federal, uma disputa concorrida para as Assembléias Legislativas, Congresso Nacional e Presidência da República. Sendo que toda essa importante disputa política tem início com o pleito municipal.

Por isso, buscamos um compromisso de cada candidato com o desenvolvimento e geração de bons empregos, junto a um maior acesso da população a saúde, educação, mobilidade urbana e qualidade de vida. E somos nós que vamos cobrar esses direitos.

Pois, é justamente por isso que somos contra a analfabetização política do povo brasileiro, pois, é preciso que o eleitor esteja atento e participe ativamente de todo processo eleitoral, para poder cobrar com mais empenho dos candidatos, um trabalho sério e compromissado com a luta dos trabalhadores.

Trabalhador e trabalhadora exerçam o direito de voto como uma opção democrática e eficiente. Um compromisso político com o desenvolvimento, por mais conquistas e na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical