Voto metalúrgico e unidade

09 jan 2016 . 13:46

A categoria metalúrgica de Guarulhos e região, que este ano completa meio século, vai unida às urnas. Hoje e quinta, haverá eleição em nosso Sindicato e a chapa “União e Ação” participa do processo eleitoral

A unidade é bandeira histórica dos trabalhadores em todo o mundo. O trabalhador sabe que, acima de preferências partidárias, religiosas ou ideológicas, está seu interesse classista. Esse interesse, na prática, significa buscar trabalho decente, salário justo, ascensão profissional, bem como saúde e segurança no trabalho.

A legislação brasileira, e eu falo aqui do Artigo 8º da Constituição, define que nosso modelo sindical é de unicidade, levando em conta a categoria profissional e a base territorial da entidade. Esse princípio é importante porque impede a pulverização e o enfraquecimento sindical.

O sindicalismo brasileiro não se pretende perfeito. Mas é, seguramente, um dos mais fortes do mundo. Temos condições de avançar e evoluir, e o próprio reconhecimento das Centrais Sindicais, em 2008, mostra que estamos caminhando para a frente.

No momento em que os metalúrgicos vão unidos para as urnas, as Centrais Sindicais também retomam a Agenda Unitária aprovada na Conclat de 2010. E mais: marcam grande manifestação em Brasília, dia 6 de março, para cobrar do governo crescimento da economia, estímulo ao setor produtivo, fim do Fator Previdenciário e outras reivindicações.

Aqui em Guarulhos, nos últimos anos, o conjunto do sindicalismo tem feito um esforço vitorioso de se manter unido no que é do interesse da classe trabalhadora. Ao debater nossos pontos de vista, constatamos que os fatores que nos unem são muito maiores do que questões que eventualmente nos dividem. Chamo isso de maturidade. E responsabilidade perante o interesse coletivo. Penso que esse é o caminho que devemos continuar trilhando.

Jovens – Ao falar da eleição em nosso Sindicato, hoje e quinta, faço um chamamento a todos os associados para que não deixem de votar. Faço apelo especial aos jovens metalúrgicos, cuja presença em nossas fábricas é crescente: votem, exercitem seu direito de influir nos rumos de sua entidade de classe.

Mas não votem apenas. Participem. Estudem. Procurem conhecer a história do Brasil e aprofundar a consciência política. Afinal, amanhã, serão vocês que estarão no comando da nossa entidade.

Terceira Idade – Temos grande número de sócios aposentados. Peço que compareçam à urna da sede. Afinal, nem estaríamos aqui hoje se, lá atrás, há meio século, um grupo de valentes companheiros não tivesse decidido fundar nosso Sindicato.

Vote para valorizar o passado. Vote para reafirmar o presente. Vote para construir um futuro melhor.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

Blog: pereirametalurgico.blogspot.com.br/

Contato: pereira@metalurgico.org.br