Bem-vindo (Welcome)

02 maio 2012 . 11:10

A fraternidade, muitas vezes esquecida por aqueles que a instituíram como principio de Estado, e o amor trágico, shakesperiano, conferem um tom humanista à desumana e árida realidade das migrações clandestinas, de países da África, Ásia e Leste Europeu para a Europa Ocidental.

FONTE: Carolina Maria Ruy

bem-1

Bem-vindo (Welcome)
2009, França
Philippe Lioret

Com Vincent Lindon, Firat Ayverdi

Partindo de uma questão social Bem-vindo faz uma reflexão sobre superação. Mais do que o amor do jovem curdo Bilial por uma jovem iraquiana que vive, com sua conservadora família, na Inglaterra, amor que o torna disposto a burlar a implacável guarda das fronteiras dos países ricos e a atravessar o Canal da Mancha a nado, a amizade que surge entre ele o seu professor de natação, Simon, é o que faz de Bem-vindo uma história interessante.

O filme mostra os imigrantes clandestinos não como uma massa indiferenciada, mas como pessoas, com memórias, planos e sonhos. Fato que passa ao largo da cruel situação destas pessoas, que buscam sobrevivência em países onde a economia é mais forte.

A mobilidade do trabalho é um dos temas mais caros ao capitalismo, e um de seus vieses mais nefastos. Se por um lado o sistema impõe, injustamente, a globalização do trabalho e a individualização da riqueza, erguendo os muros de seus centros de prosperidade diante dos trabalhadores explorados, por outro, estes centros se beneficiam destes imigrantes que se dispõe a exercer funções rejeitadas pela população local.

De forma crítica, Bem-Vindo usa o pretexto do amor e da amizade para revelar a subversão dos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, proclamados na revolução francesa. Mas, ainda que com uma França contaminada cada vez mais pela xenofobia e pelo fascismo, muitos de seus filhos ainda se lembram da simbologia das cores de sua bandeira.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons