11 de abril: aniversário da OIT

por Memória Sindical. 11 abr 2016 . 12:35

 

Em 11 de abril de 1919, há 97 anos, foi fundada, em Paris, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), filiada à Liga das Nações.
A ideia de criar uma organização internacional para regulamentar o trabalho ganhou força após a destruição sem paralelo trazida pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Tal organização não somente regularia os padrões de trabalho, em um crescente contexto de industrialização, mas também visava preservar a paz no ambiente instável que se seguiu à guerra.
O estatuto da OIT foi escrito entre janeiro e abril de 1919 por uma comissão de representantes de nove países (Bélgica, Cuba, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Polônia, Reino Unido e Tchecoslováquia), presidida por Samuel Gompers, chefe da Federação Americana do Trabalho (AFL) e tornou-se parte do Tratado de Versalhes. A Organização foi fundada em 11 de abril de 1919, com 45 países-membros.
Ao longo de sua história a OIT se consolidou e ampliou seu espectro de ações, passando a contemplar questões relativas à proteção de direitos humanos à cooperação entre países.
Hoje a OIT é tripartite, com metade dos membros do Conselho Executivo indicada pelos governos, um quarto por representantes dos patrões e um quarto por representantes dos trabalhadores.
No Brasil, a OIT tem mantido representação desde a década de 1950, com programas e atividades que refletem os objetivos da Organização. Entre 2003 e 2010, diversas instâncias consultivas e deliberativas sobre o tema foram constituídas, tendo sido possível construir consensos importantes no campo da promoção do trabalho decente no país.
Fontes: OIT; OIT-Brasil; Opera Mundi
Foto: O representante da OIT, David Morse, recebe o Prêmio Nobel da Paz em nome da Organização em 1969.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Datas e Fatos

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

Entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Programa Roda Viva, TV Cultura, 06/07/1987

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL