11 de abril: aniversário da OIT

por Memória Sindical. 11 abr 2016 . 12:35

 

Em 11 de abril de 1919, há 97 anos, foi fundada, em Paris, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), filiada à Liga das Nações.
A ideia de criar uma organização internacional para regulamentar o trabalho ganhou força após a destruição sem paralelo trazida pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Tal organização não somente regularia os padrões de trabalho, em um crescente contexto de industrialização, mas também visava preservar a paz no ambiente instável que se seguiu à guerra.
O estatuto da OIT foi escrito entre janeiro e abril de 1919 por uma comissão de representantes de nove países (Bélgica, Cuba, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Polônia, Reino Unido e Tchecoslováquia), presidida por Samuel Gompers, chefe da Federação Americana do Trabalho (AFL) e tornou-se parte do Tratado de Versalhes. A Organização foi fundada em 11 de abril de 1919, com 45 países-membros.
Ao longo de sua história a OIT se consolidou e ampliou seu espectro de ações, passando a contemplar questões relativas à proteção de direitos humanos à cooperação entre países.
Hoje a OIT é tripartite, com metade dos membros do Conselho Executivo indicada pelos governos, um quarto por representantes dos patrões e um quarto por representantes dos trabalhadores.
No Brasil, a OIT tem mantido representação desde a década de 1950, com programas e atividades que refletem os objetivos da Organização. Entre 2003 e 2010, diversas instâncias consultivas e deliberativas sobre o tema foram constituídas, tendo sido possível construir consensos importantes no campo da promoção do trabalho decente no país.
Fontes: OIT; OIT-Brasil; Opera Mundi
Foto: O representante da OIT, David Morse, recebe o Prêmio Nobel da Paz em nome da Organização em 1969.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Datas e Fatos

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Entrevista com Nilton Souza da Silva (Neco)

Artigos e Entrevistas

Nilton Souza da Silva (Neco) Comerciário, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, (Sindec), secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e...

VER MATÉRIA

A verdade sobre Manoel Fiel Filho

Artigos e Entrevistas

Manoel Fiel Filho No dia 24 de junho de 2015, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou à Justiça Federal sete ex-agentes da...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL