Biblioteca Mario de Andrade promove série de encontros sobre Mestres do conto latino-americano

21 ago 2012 . 10:46

bilbioteca-1Machado de Assis / Horacio Quiroga / Mário de Andrade / Jorge Luis Borges Aníbal Machado / Juan Carlos Onetti / Graciliano Ramos / Juan Rulfo/ Guimarães Rosa / Julio Cortázar / Clarice Lispector /Julio Ramón Ribeyro / Dalton Trevisan /Roberto Bolaño / Rubem Fonseca / Juan José Saer

Neste ano, entre os meses de abril e setembro, sempre aos sábados às 10h da manhã, acontece a série de encontros Mestres do conto latino-americano, com curadoria do professor Davi Arrigucci Jr. A fim de propiciar aos participantes um contato direto com as narrativas do gênero, em cada encontro um professor especializado na obra do contista fará a leitura crítica de um ou dois contos de determinado autor.

Divididos em dois módulos, com uma pausa no mês de julho, os encontros se propõem ao exercício do estudo analítico e à compreensão iluminadora do conto em questão.

Na opinião do curador Davi Arrigucci Jr, o gênero conto, que foi inventado no século XIX, se transformou em um dos principais meios de expressão literária do século XX, trazendo seus padrões formais como herança, ruptura, novas conquistas e desafios até este início do século XXI. “A arte do contista depende da brevidade e, por isso mesmo, ele joga com os limites da linguagem, ao tentar dizer ou sugerir mais do que pode resumir em poucas palavras, mediante a concentração, a tensão, a intensidade expressiva.”

A seleção dos autores abordados na série pautou-se por critérios estéticos e históricos do curador, que se preocupou em entrelaçar contistas brasileiros e hispano-americanos e abrir espaço para o exame da contribuição de cada um dentro de um gênero da expressão literária. Muitos grandes autores ficaram de fora, dados os limites de duração da série. No entanto, o curador entende que com essa “amostragem” se conseguirá mostrar como lidaram os nossos grandes escritores latino-americanos com essas dificuldades da narrativa curta.

A respeito dessa dificuldade, Davi Arrigucci Jr observa: “A arte do contista depende da brevidade e, por isso mesmo, ele joga com os limites da linguagem, ao tentar dizer ou sugerir mais do que pode resumir em poucas palavras, mediante a concentração, a tensão, a intensidade expressiva, como se vê pela concepção e pela prática narrativa  de  Edgar Allan Poe e Anton Tchékhov, grandes pioneiros na forjadura das formas modernas do conto.”

O projeto Mestres do conto latino-americano tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural – 2011.

Veja a programação no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/programacao/index.php?p=10331

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons