Centrais lançam o 1º de Maio Unificado

21 mar 2013 . 14:16

centrais-1centrais-2

As centrais sindicais CTB, CGTB, NCST, Força Sindical e UGT vão promover na próxima terça-feira (26) o lançamento do 1º de Maio Unificado 2013.

O ato acontece a partir das 10h, na Praça Ramos, região central da cidade e deve reunir presidentes estaduais das centrais, sindicalistas e trabalhadores de diversas categorias.

Neste ano, a celebração do Dia do Trabalhador reunirá mais uma vez dezenas de milhares de pessoas na Praça de Bagatelle, para comemorar os 70 anos da conquista da CLT (Consolidação das leis do Trabalho).

Sob o tema Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas, o 1º de Maio 2013 trará a defesa da Jornada de 40 horas semanais sem redução de salários, Fim do Fator Previdenciário, Igualdade de oportunidade, entre homens e mulheres, Política de valorização, dos Aposentados, Regulamentação da Convenção, 151 da OIT, Ratificação da Convenção 158 da OIT. O ato político será entrecortado por atrações musicais populares.

“A  CTB entende que o 1º de Maio não pode perder o caráter e espírito que orientou sua criação,sob pena de retrocesso social e político. Embora seja também um dia de feriado e festas, é preciso reiterar a sua marca principal: um dia de reflexão e de luta, que neste ano será marcado pela comemoração e defesa dos 70 anos da CLT.  Criada por Getúlio Vargas através de decreto assinado em 1º de Maio de 1943, a CLT é um verdadeiro patrimônio da classe trabalhadora”, ressaltou Wagner Gomes, presidente da CTB Nacional.

O 1º de Maio Unitário será realizado em diversas capitais brasileiras. Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas gerais, Pará, entre outras já começam os preprativos para as atividade.

Wagner Gomes lembra que para que a CTB tenha papel protagonista neste 1º de Maio é de fundamental importância  a  mobilização dos nossos Sindicatos filiados.

Fonte: http://portalctb.org.br