Eleita a nova presidente da UNE

03 jun 2013 . 14:50

eleitaVirginia Barros, Pernambucana de Garanhuns, 27, é a nova cara da UNE (União Nacional dos Estudantes) para o biênio 2013-2015.

A nova direção, que foi eleita em Congresso concluído em 02 de junho de 2013, em Goiânia, é composta por 81 diretores, sendo que 17 participam da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de universidades públicas, diretoria de universidades particulares, diretoria de comunicação, diretoria jurídica entre outras. Segundo dados da direção da UNE, participaram do Congresso mais de oito mil estudantes, de cerca de 800 municípios.eleita-2

A presidente Virginia Barros, ou Vic, como é conhecida, estudante de Letras da Universidade de São Paulo (USP), rebate as críticas de governismo e de afastamento da UNE da vida real dos estudantes, dizendo, por exemplo, que “A entrada de capital estrangeiro é preocupante, e não há regulação sobre padrões mínimos de qualidade nas faculdades privadas”.

Sobre leis no Congresso para mudar a meia-entrada no país, que podem aumentar em mais de 700% as carteirinhas emitidas pela UNE, a dirigente diz que a ampliação do benefício para não-estudantes de baixa renda, aprovada no Senado, ainda “carece de regulamentação”.

Para o Portal Vermelho, Vic declarou que “A juventude está viva e pronta para continuar suas lutas”. Sobre os desafios a serem enfrentados destacou que a principal bandeira da UNE será a luta pela destinação de 10% do PIB [Produto Interno Bruto], 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação.

O ex-presidente da entidade, Daniel Iliescu reafirmou o significado de conduzir à direção da UNE mais uma mulher. “Nossa companheria (Vic) conduzirá com grande êxito as lutas da UNE”.

Fonte: Folha de São Paulo e Portal Vermelho