Exposição de fotos mostra participação italiana na organização dos trabalhadores brasileiros

19 jul 2012 . 14:50

exposicao-1

“A participação italiana na organização operária e sindical brasileira”. Com este tema, foi aberta ao público, na manhã de sábado (02), a exposição que comemora o “Momento Brasil-Itália” e os “150 anos da unificação italiana”. O mezanino da estação Sé do Metrô foi o local escolhido para abrigar a iniciativa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e do Centro de Memória Sindical (CMS).
exposicao-2exposicao-4exposicao-5

Entre outras autoridades, marcaram presença o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz; a vice-prefeita da cidade de São Paulo, Alda Marco Antônio; Plínio Sarti, presidente da União dos Italianos no Mundo e ex-secretário de Estado do Trabalho; o deputado italiano Fabio Porta; o presidente da UIL – Unione Italiana del Lavoro no Brasil (central sindical italiana), Guido Moretti; Milton Cavalo, presidente do CMS; Attilio de Gasperis, representante Consul Geral da Itália no Brasil; além de Jorge Nazareno, presidente dos Metalúrgicos de Osasco e o secretário da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (o “Juruna”).

Milton Cavalo, presidente do Centro de Memória Sindical, disse que a exposição é importante porque resgata a história da vinda dos imigrantes italianos para o Brasil e o papel que eles tiveram na organização dos trabalhadores brasileiros em sindicatos.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, também destacou a importância de mostrar o papel dos italianos na organização dos trabalhadores brasileiros. “Os imigrantes italianos tiveram papel fundamental para o movimento sindical”, declarou.

“A maior conquista é podermos estar aqui no centro da cidade, na estação de Metrô mais movimentada, e ter a oportunidade de abrir este acervo para que todos, principalmente os mais jovens, possam conhecer e dar continuidade a essa história”, destacou o secretário Ortiz. A mostra foi idealizada sob a missão de resgatar de uma forma geral a importância da participação italiana nas atividades sindicais e operárias da história social brasileira. Por meio das 32 lâminas disponibilizadas, o público terá a oportunidade de conferir como ocorreu a chegada dos italianos ao Brasil, as condições de vida e trabalho de algumas lideranças da época, o trabalho da imprensa (nos idiomas italiano e português) e as manifestações operárias e sua repressão.
Durante seu discurso, Alda Marco Antônio fez questão de enfatizar a relação existente entre a chegada dos imigrantes ao país e o desenvolvimento ocorrido na cidade de São Paulo no último século. “Quem esquece o passado está fadado ou a repetir os erros ou a não aprender com ele”, disse. “Estamos aqui para resgatar essa história que muito tem a ver com o progresso atual na área social do nosso país. Eu sempre digo que se não fossem esses imigrantes, nós não teríamos colocado na presidência da república um operário”, complementou Plínio Sarti.

A história do Brasil é um pouco também a história da Itália. Segundo Fabio Porta, “a parte operária e o movimento sindical são, talvez, as páginas mais significativas”. “Em um momento como esse, não poderia faltar uma exposição para homenagear essa leva de italianos que vieram para cá que, junto aos brasileiros, constituíram o sindicalismo que hoje trouxe tantas conquistas ao país”, acrescentou.

A exposição permanece no mezanino da estação Sé do Metrô até o dia 30/06, na estação Clínicas até 31/07 e na estação Luz até 31/08/2012.

Fotos Tiago Santana.