Sindicato dos Comerciários de São Paulo se filia ao Centro de Memória Sindical

26 fev 2014 . 17:57

sindicato-1O Sindicato dos Comerciários de São Paulo retorna ao CMS, pela valorização da memória dos trabalhadores brasileiros

A família do Centro de Memória Sindical está aumentando! Hoje, dia 26 de fevereiro de 2014, mais um sindicato se juntou à nós: o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Sindicato antigo, fundado em 15 de maio de 1941, representando uma categoria que cresce à olhos vistos, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que já foram filiados ao CMS, retornam trazendo o peso da sigla UGT, que se somará à Força Sindical nesta empreitada pela valorização da memória dos trabalhadores brasileiros.

Desta forma, além da importância do Sindicato se integrar ao Centro, este ato corrobora nosso perfil plural, intersindical, delineado desde a fundação em 1980.

As conversas iniciais sobre a filiação surgiram entre o próprio presidente dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, e o Secretário Geral da Força Sindical, e entusiasta do Centro de Memória, João Carlos Juruna. Segundo Patah é papel dos Sindicatos não apenas apoiar instituições voltadas aos trabalhadores, mas também fomentá-las e participar ativamente delas.  E, neste sentido,sindicato-2 poucos dias após a primeira conversa formal sobre a filiação, o assessor executivo do Sindicato, Mauro Ramos, e o diretor financeiro, Antonio Duarte, já se juntaram às atividades do Centro de Memória e estão contribuindo com a elaboração do próximo seminário, que marcará a memoria da resistência dos trabalhadores ao golpe militar.

Patah também se dispôs a ajudar a divulgar o Centro e a buscar mais associados. Se dispôs, em outras palavras, a ser um militante ativo pela preservação da história dos trabalhadores!

A perspectiva é que o número de filiados e de projetos aumente ainda mais! Com isso podemos aprimorar nosso trabalho, ampliar nossas instalações, contratar mais técnicos, produzir mais eventos, entre outras coisas.

Para o presidente do Centro de Memória Sindical, Milton Cavalo, a associação do Sindicato dos Comerciários de São Paulo fortalecerá o resgate não apenas dos trabalhadores, mas também da sociedade paulista.