Sobre a história do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba

01 jul 2013 . 11:03

sobreA preservação da memória de luta da classe operária ainda é pouco difundida no movimento sindical brasileiro.

No sentido contrário deste pensamento, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba firmou parceria com o Centro de Memória Sindical para a produção de um livro onde será remontada a história da entidade que existe há 66 anos.

O livro reunirá as histórias de lutas e conquistas dos metalúrgicos de Piracicaba, desde suas primeiras formas de organização até os dias atuais. Também contará com entrevistas com lideranças e amplo acervo de fotos.

A assinatura do acordo contou com a presença de José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador em Piracicaba; Wagner Silveira, Secretário-geral do Sindicato; Milton Cavalo; presidente do Centro de Memória Sindical e tesoureiro dos Metalúrgicos de Osasco; e Carolina Maria Ruy, jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical.

Para José Luiz Ribeiro, “o livro do Sindicato além preservar a história do Sindicato, é uma justa homenagem a todos aqueles que participaram e construíram nossa história de lutas e conquistas”, destacou.

Sobre o CMS – O Centro de Memória Sindical é uma instituição intersindical, fundada em 14 de junho de 1980, na Rua do Carmo, 171, então sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.sobre-2

A serviço de sindicalistas, estudantes e pesquisadores o Centro de Cultura e Memória Sindical guarda em seu acervo, importantes documentos das lutas, entraves e conquistas dos trabalhadores brasileiros de diversas procedências.

De acordo com Carolina Maria Ruy, coordenadora de projetos do CMS, “o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba configura-se dentre os maiores do país, e possui uma história de muitas lutas e conquistas. A categoria é tão representativa na cidade que chega a representar quase 10% da população, sem dúvida, a história da categoria mistura-se com a do povo de Piracicaba”, explica.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba