Debate: sindicalismo e comunicação

por Memória Sindical. 10 out 2012 . 19:40


Desde maio de 2012 o Centro de Memória Sindical está realizando debates mensais. O 4º debate, que será realizado no próximo dia 18 de outubro, terá como tema sindicalismo e comunicação.

A proposta do Ciclo de Debates do Centro de Memória é trazer intelectuais, professores e personalidades que pensam sobre nossa sociedade, além de sindicalistas importantes, para levantar ideias e questões sobre temas pertinentes a tudo o que tange o mundo do trabalho. Com isso pretendemos instigar a todos aqueles que estão envolvidos com o movimento social e, sobretudo, com as organizações dos trabalhadores, a pensar sobre a importância de suas ações. Buscamos assim contribuir para a formação de um embasamento teórico sólido que sirva como instrumento nos momentos das negociações e das articulações políticas. Que sirva como instrumento para as escolhas e conduta de cada indivíduo que compõe o coletivo.

Neste sentido o debate acerca da imprensa e sindicalismo é crucial, pois aborda situações com as quais nos deparamos cotidianamente. Uma simples notícia em um jornal pode mudar os rumos de um processo. E a velocidade com que circulam as informações hoje em dia, com o avanço da internet e das redes sociais, tornam este processo ainda mais complexo.

Segundo o jornalista João Franzin, da Agência Sindical, o Brasil tem cerca de 15 mil sindicatos das mais variadas tendências. Muitos têm imprensa própria, o que pode ser desde a elaboração de um simples panfleto, até um setor bem estruturado, com profissionais da área e diversos veículos de comunicação.

Seja como for, esta imprensa cumpre o importante papel de transmitir as ações dos movimentos organizados dos trabalhadores, contextualizadas no cenário político e histórico. À imprensa sindical cabe não apenas relatar fatos isolados. Ela deve falar para todos, fomentar ideias e discussões, e fazer com que o sindicalismo não seja refém da grande imprensa.

Um trabalho de comunicação bem feito aponta quais são as prioridades do momento e em que termos elas devem ser tratadas.

Para debater este assunto convidamos:

Altamiro Borges – Jornalista do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, autor do livro Sindicalismo, resistência e alternativas (Editora Anita Garibaldi).

João Franzin – Jornalista da Agência Sindical, editor do Jornal Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

Sérgio Gomes – Jornalista fundador da empresa Oboré em 1978,  que ajudou a organizar e cobriu as principais manifestações sindicais do fim da década de 1970 e da década de 1980.

Raimundo Rodrigues Pereira – Jornalista, um dos criadores do jornal Opinião (1972 a 1977), fundador e editor do jornal Movimento, um dos mais importantes órgãos de imprensa alternativa durante a ditadura militar.

Mediação: Cristiane Alves – Jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Data: 18 ou 25 de outubro de 2012
Hora: 9:30 às 13 horas
Local: Auditório da Força Sindical, Rua Rocha Pombo, 94, 1º andar, Liberdade, Centro São Paulo.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Agenda

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

Entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Programa Roda Viva, TV Cultura, 06/07/1987

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL