Rumo aos 50 anos de história e de inovação

por Memória Sindical. 16 maio 2012 . 13:16



O ano de 2007 deu a largada na caminhada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região rumo a comemoração de seu cinqüentenário de existência. Naquele ano, uma equipe composta por colaboradores e diretores da entidade começou a idealizar o que seria o projeto "Rumo aos 50".

No aniversário de 44 anos do Sindicato, os diretores, funcionários, delegados sindicais e outros convidados conheceram as propostas da diretoria que iriam nortear as atividades do Sindicato nos próximos anos.

Em 2008, foi dada a largada nas ações previstas no projeto "Rumo aos 50", que então foi aprimorado. A primeira atividade que marcou essa trajetória aconteceu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o debate "Trabalho Decente: Nossas Lutas, Nossas Conquistas", no Metalclube.

Ao comemorar seus 45 anos, a diretoria elaborou para a categoria uma revista especialmente preparada para contar a história do Sindicato e para apresentar o projeto "Rumo aos 50". A categoria ainda festejou o aniversário num show regado a sorteios de prêmios e atrações musicais, no Metalclube.

Junto a isso, o Sindicato também celebrou os 40 anos da Greve de Osasco, que marcou não só a história do Sindicato, mas também a história da luta dos trabalhadores brasileiros por democracia, contra a ditadura militar. O aniversário foi marcado com uma semana de debates na cidade, espetáculo teatral e lançamento do documentário sobre o assunto, produzido pelo Sindicato.

Mas não paramos por ai. O Dia da Criança foi todo especial, com brincadeiras, comida e diversão, no Metalclube. Esse foi só o início da trajetória Rumo aos 50, que ano a ano ganha novos fatos, os quais aos poucos concretizam o projeto da diretoria e ganha novos elementos que ajustam e inovam este projeto, até porque arrojo e visão de longo prazo são duas marcas que distinguem o nosso Sindicato.

Fonte: 50anos.sindmetal.org.br

Antonio Toschi1979 - Assembléia dos Metalúrgicos de Osasco1979 - Assembléia dos Metalúrgicos de Osasco
1978 - Trabalhadores Cobrasma1978 - Comício Osasco1981 - Antonio Toschi

Fotos: arquivo Oboré

Comentários



ÚLTIMAS DE

Metalúrgicos de Osasco

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

Entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Programa Roda Viva, TV Cultura, 06/07/1987

VER MATÉRIA

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Entrevista com Nilton Souza da Silva (Neco)

Artigos e Entrevistas

Nilton Souza da Silva (Neco) Comerciário, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, (Sindec), secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL