Rumo aos 50 anos de história e de inovação

por Memória Sindical. 16 maio 2012 . 13:16



O ano de 2007 deu a largada na caminhada do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região rumo a comemoração de seu cinqüentenário de existência. Naquele ano, uma equipe composta por colaboradores e diretores da entidade começou a idealizar o que seria o projeto "Rumo aos 50".

No aniversário de 44 anos do Sindicato, os diretores, funcionários, delegados sindicais e outros convidados conheceram as propostas da diretoria que iriam nortear as atividades do Sindicato nos próximos anos.

Em 2008, foi dada a largada nas ações previstas no projeto "Rumo aos 50", que então foi aprimorado. A primeira atividade que marcou essa trajetória aconteceu no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o debate "Trabalho Decente: Nossas Lutas, Nossas Conquistas", no Metalclube.

Ao comemorar seus 45 anos, a diretoria elaborou para a categoria uma revista especialmente preparada para contar a história do Sindicato e para apresentar o projeto "Rumo aos 50". A categoria ainda festejou o aniversário num show regado a sorteios de prêmios e atrações musicais, no Metalclube.

Junto a isso, o Sindicato também celebrou os 40 anos da Greve de Osasco, que marcou não só a história do Sindicato, mas também a história da luta dos trabalhadores brasileiros por democracia, contra a ditadura militar. O aniversário foi marcado com uma semana de debates na cidade, espetáculo teatral e lançamento do documentário sobre o assunto, produzido pelo Sindicato.

Mas não paramos por ai. O Dia da Criança foi todo especial, com brincadeiras, comida e diversão, no Metalclube. Esse foi só o início da trajetória Rumo aos 50, que ano a ano ganha novos fatos, os quais aos poucos concretizam o projeto da diretoria e ganha novos elementos que ajustam e inovam este projeto, até porque arrojo e visão de longo prazo são duas marcas que distinguem o nosso Sindicato.

Fonte: 50anos.sindmetal.org.br

Antonio Toschi1979 - Assembléia dos Metalúrgicos de Osasco1979 - Assembléia dos Metalúrgicos de Osasco
1978 - Trabalhadores Cobrasma1978 - Comício Osasco1981 - Antonio Toschi

Fotos: arquivo Oboré

Comentários



ÚLTIMAS DE

Metalúrgicos de Osasco

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Entrevista com Nilton Souza da Silva (Neco)

Artigos e Entrevistas

Nilton Souza da Silva (Neco) Comerciário, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, (Sindec), secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e...

VER MATÉRIA

A verdade sobre Manoel Fiel Filho

Artigos e Entrevistas

Manoel Fiel Filho No dia 24 de junho de 2015, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou à Justiça Federal sete ex-agentes da...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL