Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco 50 anos

por Memória Sindical. 07 jun 2013 . 13:58

 

Gelides Sodré, Monica Veloso, Milton Cavalo, Jorge Lapas, Jorge Nazareno, Carolina Maria Ruy, João Carlos Juruna, Tadeu Morais.Até 19 de junho quem passar pela Estação de Osasco poderá conferir a exposição sobre os 50 anos do Sindicatodos Metalúrgicos de Osasco e Região. A mostra, que é gratuita, foi inaugurada na quarta-feira, 5, e foi prestigiada por sindicalistas e autoridades da região e de São Paulo.

Por Auris Sousa

Dividida em 20 painéis fotográficos, a mostra apresenta momentos marcantes de lutas e conquistas da categoria. Na abertura, ao fazer um resgate da história da entidade, o presidente da entidade, Jorge Nazareno, ressaltou o papel importante dos sindicalistas Conrado Del Papa e Lino F. dos Santos, entre tantos outros sindicalistas, que colaboraram pela construção do Sindicato.

“Qualquer construção precisa de um início. Este trabalho de luta e a construção do Sindicato se devem ao Conrado Del Papa e Lino e se locomoveram de São Paulo a Osasco e iniciaram um grande trabalho, até vingar o Sindicato, que depois se ampliou e agora está representado em todas as cidades da região”, resumiu.

Sindicalistas de Osasco junto com o prefeito da cidade, Jorge Lapas, o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno e o presidente do Centro de Memória Sindical, Milton Cavalo.Trabalho de luta e conquistas que hoje estão traduzidas na mostra que o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, fez questão de prestigiar. Para ele, a exposição contribui para “preservar a memória do Sindicato aqui na cidade. Entidade que tem uma luta que transcede a luta pelos direitos trabalhistas, porque beneficia todo país”.

Lapas diz isso frente à participação do Sindicato também nas lutas por um país mais justo. Participação e atuação que podem ser conferidas na mostra. Tais como: a Greve da Cobrasma (1968), o Fora Collor, as lutas por saúde e segurança e pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, entre outros.

Atuação que também foi relembrado pelo presidente do Sindicato da Construção Civil, José Roberto. “A gente sabe da luta dos metalúrgicos pela democracia do nosso país e pelo enfrentamento da ditadura. Hoje chega aos 50 anos e sabemos que o progresso de Osasco e do país tem os 10 dedos dos metalúrgicos”.

Abertura em Osasco Leandro Nunes, João Carlos Juruna, Jorge Nazareno, Milton Cavalo, Carolina Maria Ruy, Laércio D´Angelo, Fátima Fernandes

Durante a abertura da exposição, o diretor do Sindicato, Milton Cavalo, contou que a exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do Sindicato, a ser celebrado em 23 de julho. “A partir desta mostra fotográfica outras coisas virão”, ressaltou.

Além disso, Cavalo explicou porque ela começou na estação. Segundo ele, a escolha foi porque Osasco, cidade onde fica a sede do Sindicato, surge a partir da linha ferroviária. Meio principal de desenvolvimento da cidade que colaborou com a chegada de diversas indústria no município.

A mostra é organizada pelo Centro de Memória Sindical, sob a coordenação do Sindicato. Passaram pela exposição diversos sindicalistas e autoridades, entre eles a Secretária do Trabalho,  Desenvolvimento e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso; Gerente do Fundo Social de Osasco, Gleides Sodré; Chefe de Gabinete da SERT, Tadeu Morais de Sousa; Secretário-Geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna; presidente do Sindicato da Constrição Civil, José Roberto; vereador de Carapicuíba, Marciano Fernandes Silva; presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, José Pedro da Silva; Rosilania Correia, do Sindicato do Comerciários de São Paulo.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco

Comentários



ÚLTIMAS DE

Metalúrgicos de Osasco

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

Entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Programa Roda Viva, TV Cultura, 06/07/1987

VER MATÉRIA

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Entrevista com Nilton Souza da Silva (Neco)

Artigos e Entrevistas

Nilton Souza da Silva (Neco) Comerciário, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, (Sindec), secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL