Mulheres avançam nas conquistas, mas ainda enfrentam muitos desafios.

09 jan 2016 . 14:55

Mulheres avançam nas conquistas, mas ainda enfrentam muitos desafios

No 08 de Março, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. A Força Sindical Bahia realiza nesta data, em Salvador, o Encontro de Mulheres Trabalhadoras para debater com especialistas e traçar estratégias de ação para enfrentar as diferentes práticas de discriminação e violência contra a mulher no trabalho e na sociedade.

A Força Sindical foi fundada justamente no Dia Internacional da Mulher, no ano de 1991, e desde a sua fundação possui uma história marcada pelo compromisso de lutar pela promoção de políticas de proteção para as mulheres, pois a Central acredita que essas ações valorizam os direitos das mulheres.

Consciente do seu papel transformador, as mulheres sempre participaram ativamente da luta pelos seus direitos. Para chegarmos onde estamos, foram necessárias muitas mudanças e quebras de paradigmas. Conseguimos nos inserir, através de muito esforço, em todas as atividades profissionais e conquistamos, por competência, espaços da sociedade.

A criação de Secretarias de Políticas para as Mulheres, Delegacia da Mulher e a Lei Maria da Penha foi um avanço significativo contra a violência. Contudo, continuam ocorrendo agressões físicas, psicológicas e assédio contra as mulheres.

A sociedade precisa conscientizar-se dos direitos da mulher e preservá-los. Na Bahia, por exemplo, a violência contra a mulher tem crescido acima da média nacional. Segundo dados do Mapa da Violência 2012, são 5,6 assassinatos para cada 100 mil mulheres, ao passo em que a média brasileira é de 4,4, o que já é um absurdo.

Com as nossas lutas estamos avançando. É possível perceber a ação e o eco das lutas com o papel decisivo da mulher no novo cenário político e social brasileiro. Podemos contribuir, mais do que nunca, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tornando o Brasil um país mais justo e igualitário, com trabalho decente e igualdade salarial entre homens e mulheres.

É hora de fortalecer a nossa união, é o momento de fazer valer a nossa voz! Estamos conscientes de que ainda temos muito a caminhar e o principal, que temos FORÇA e disposição para fazer isso.

Viva o 08 de Março! Viva o Dia Internacional da Mulher! Basta de violência!


Nair Goulart, presidente da Força Sindical/BA

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons