Paul Singer terá filme dirigido por Ugo Giorgetti, com financiamento coletivo

02 jun 2017 . 12:58

O renomado cineasta Ugo Giorgetti abraçou o projeto de dirigir um filme, de baixo orçamento, sobre a vida do economista de Paul Singer. Para que essa bela ideia de torne realidade, coerentemente com a trajetória honrosa do economista, que é um entusiasta de empreendimentos comunitários, seus idealizadores contam com a campanha de financiamento coletivo que ora se apresenta. A campanha visa arrecadar 130 mil reais.

Militante de um novo modelo de consumo e de distribuição da riqueza, Paul Singer, 85, permaneceu 13 anos à frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária, desde que foi criada, em 2003.

Austríaco de nascimento, o economista chegou ao Brasil com sua família, em 1940, devido à perseguição aos judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Formou-se em eletrotécnica, foi trabalhador metalúrgico, filiado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo São Paulo, e um dos líderes da chamada Greve dos 300 mil, de março de 1953. Estudou Economia na Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em 1959. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Militante do PSB, em 1980 ele ajudou a criar o PT, um projeto que sempre defendeu, mas sem perder o senso crítico em relação a posturas internas. “Houve deslumbre, desbunde e descontrole”, disse, por exemplo, na entrevista de 2006, ao comentar sobre contribuições eleitorais.

Registrar a vida de personalidades importantes como a do professor Paul Singer é fundamental para a preservação da memória e da identidade nacionais, bem como para a difusão do conhecimento e para a consolidação de um pensamento crítico no país.

Interessados em participar do projeto podem acessar a página. São aceitas contribuições a partir de R$ 10 e cada faixa de valor possui uma contrapartida para o contribuinte.

Assista o vídeo de divulgação da campanha: