07 fev 2013 . 12:34
Rio de Janeiro
Blocos temáticos cariocas têm Beatles e cultura francesa no carnaval de rua
O surgimento de blocos temáticos tem sido uma constante no carnaval de rua do Rio de Janeiro, que a cada ano cresce em número de grupos e diversidade
de foliões. Um exemplo é o Sargento Pimenta, que mistura ritmos carnavalescos à música dos Beatles. Criado por um grupo de amigos, o bloco fez seu primeiro desfile no carnaval de 2011, levando 5 mil pessoas às ruas do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. No ano passado, a mistura de ritmos e os arranjos sofisticados do bloco atraíram 60 mil foliões ao Parque do Flamengo, também na zona sul.
O sucesso levou o bloco a se apresentar em março para o príncipe Harry, neto da Rainha Elizabeth II, então em visita ao Rio de Janeiro, e em julho, nas Olimpíadas de Londres. Na próxima segunda-feira de carnaval (11), o Sargento Pimenta volta a desfilar no Parque do Flamengo, das 14h às 18h.
O desfile na verdade é um grande show, com a banda de oito integrantes no alto de um trio elétrico e 80 ritmistas na pista, diz João Pedro Severo, um dos criadores do bloco. A expectativa é que, a exemplo do ano passado, os foliões se espalhem pelas pistas, pelos gramados e até sobre as passarelas do parque para pular e sambar ao som dos clássicos dos Beatles.
Além da inglesa, a cultura da França também não fica de fora da folia carioca. Pelo sexto ano consecutivo, a comunidade francófona do Rio, que abrange desde franceses residentes na cidade até brasileiros estudantes da língua ou amantes da cultura daquele país, bota na rua o Bloco Ulalá Balancê.
O desfile será no sábado de carnaval (9), das 15h às 18h, na praia de Copacabana, saindo do Posto Seis e seguindo em direção à Rua Figueiredo de Magalhães. O samba de 2013 é Dos Champs-Elysées à Avenida Atlântica, com versos que misturam Torre Eiffel e Cristo Redentor e citam Rimbaud e Coco Chanel.
A camiseta do bloco, que tem patrocínio de duas instituições de ensino, a Aliança Francesa e o Liceu Moliére, é assinada pelo designer brasileiro Gilson Martins.
Fonte: Agencia Brasil, Paulo Virgilio, Repórter da Agência Brasil e Edição: Fábio Massalli
São Paulo
Aplicativo para encontrar os blocos de rua de São Paulo
Em São Paulo Pela primeira vez, o carnaval terá um aplicativo dedicado aos blocos de rua. A ferramenta foi desenvolvida pela Fábrica de Aplicativos em parceria com o Catraca Livre e Fora do Eixo.
Para baixar o aplicativo, basta acessar pelo celular o seguinte: http://universo.mobi/blocos
A Fábrica de Aplicativos é um projeto inovador para ajudar as pessoas, mesmo sem nenhum conhecimento de informática, a criar gratuitamente seu próprio aplicativo. Não é necessária nenhuma aprovação, tudo é feito automaticamente no endereço http://www.universo.mobi
O projeto capacita pessoas em comunidades periféricas para que, ao criarem aplicativos, consigam usufruir os benefícios das internet.
Fonte: Catraca Livre http://catracalivre.folha.uol.com.br/
Fortaleza
Dragão do Mar abre Carnaval de Fortaleza nesta sexta-feira, 08/02
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) realiza nesta sexta-feira (8) a Abertura do Carnaval de Fortaleza, com o show Não é Qualquer Carnaval. O show é gratuito e terá início a partir das 20h, na Praça Verde.
O evento é uma homenagem à tradição carnavalesca cearense, trazendo a nova geração de músicos da cena local para homenagear grandes compositores que cantaram o seu amor ao Carnaval e marcaram a história da música no Ceará, atingindo seu apogeu na Era do Rádio, como Luiz Assunção, Lauro Maia, Evaldo Gouveia, Fausto Nilo, Chico Anysio, Fagner, Falcão e Ednardo.
Sucessos como Batuquê de Praia, Saudades do Ceará e Adeus Praia de Iracema serão cantados por revelações do cenário local. Sob direção musical de Pantico Rocha, os músicos e cantores Carlinhos Patriolino, Artur Menezes, Dona Zefinha, Luxo da Aldeia, Cristiano Pinho, Gabriela Nunes, entre outros, prometem garantir a animação dos presentes.
Em virtude do grande sucesso, logo após o show Não é Qualquer Carnaval, o CDMAC promoverá mais uma apresentação do bloco Chão da Praça, que animou o pré-Carnaval das quintas-feiras de janeiro no Dragão do Mar, com a banda Os Transacionais e convidados.
A organização informa que não será permitido o acesso ao local com recipientes de vidro. O evento será no dia 08 de fevereiro de 2013, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 20hs. Gratuito.
Fonte: Secretaria de Cultura do Ceará http://www.secult.ce.gov.br/
Olinda, Pernambuco
Carnaval de Olinda homenageia Pernambuco
“Pernabuco imortal imortal” é o tema de carnaval de Olinda (PE) deste ano que presta uma homenagem à cultura pernambucana. São 18 cenas, com mais de 100 bonecos, que decoram a rua Varadouro, a Sigismundo Gonçalves e o Largo do Palácio desde 1º de fevereiro. “Nesse enredo todo, o frevo tem um papel de destaque porque o frevo, além de ser uma das marcas do nosso carnaval, recebeu da Unesco o reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Humanidade”, informou o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB).
Fonte: Portal Vermelho http://www.vermelho.org.br/
Salvador, Bahia
Piatã abre espaço para o rock dentro do Carnaval de Salvador
Em pleno Carnaval de Salvador, um espaço estará durante quatro dias completamente devotado ao mais puro e autêntico rocknroll. Repetindo uma tradição que já tem 19 anos, mas com muito mais gás e melhor infraestrutura, o Palco do Rock 2013 reunirá no Coquieiral de Piatã 36 bandas e um público estimado em mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de festa. Além dos shows, com atrações locais e vindas de outros estadose até mesmo de fora do país, quem for até lá vai poder curtir o espaço interativo, que reúne manifestações culturais diversas, estandes com material das bandas, tatuagens, moda rocker, além das instruções em saúde, direito e preservação ambiental. Haverá também um espaço destinado exclusivamente para a garotada, com atrações infantis.
O espaço vai funcionar de sábado a terça, com programação rolando a partir das 17h. Este ano nós estamos garantindo para o Palco do Rock uma infraestrutura de primeira no que diz respeito a palco, som, camarores, iluminação e todo o aparato necessário para que o público possa curtir todos os momentos da festa, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani. Ele lembra que a prefeitura está garantindo a mesma estrutura para o Carnaval em outros seis bairros, mais três palcos nos circuitos oficiais, além de promover a festa também nas ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos.
Para a presidente da Associação Cultural Clube do Rock da Bahia (ACCRB), entidade que organiza o espaço, Sandra de Cássia, a estrutura montada este ano foi muito boa, atendendo a nossas espectativas e ficando pronta com antecedência. Com isso, nós temos tudo para fazer bonito nos quatro dias de festa. Ela destaca que este ano o tema geral será preservação ambiental, com distribuição de mudas de plantas. Precisamos entender que a nossa geração tem destruído muito mais que contribuído para o meio ambiente e se cada um de nós começar o trabalho de conscientização, podemos multiplicar a idéia e estabelecer mudanças que precisamos no mundo.
Serão 36 bandas no palco principal, divididas em quatro dias. Para todos os gostos, as bandas vão do pop rock ao death metal, passando pelo punk rock e pelo hardcore, além de bandas de metalcore e experimentais. As duas bandas internacionais são a americana de metal experimental Unconscious Disturbance e a argentina de hardcore Estamos En Eso. Haverá o retorno da famosa banda baiana de death metal Headhunter DC, reconhecida no exterior como um dos grandes nomes do estilo no mundo, além de atrações nacionais como Andralls (SP), Krisiun (RS), Karne Krua (SE), Desgraciado (SP), Drowned (MG) e Motorocker (PR).
Entre os baianos mais destacados no cenário nacional, o palco receberá Pastel de Miolos, de Lauro de Freitas, e Irmão Carlos e o Catado, de Salvador. Do interior do estado ainda haverá as bandas Metal War, Cidadão Dissidente e Nebuloza (Feira de Santana) e Natural Hate (Caetité). Houve também seleção para bandas novas, através do Oficina Palco do Rock, realizada no final do ano passado e que revela promessas dentro do cenário do rock baiano. Confira a programação no link http://migre.me/d9y5W
Fonte: Carnaval de Salvador 2013 http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL