05 set 2025 . 20:58
Chico Cesar, cantor e compositor brasileiro
O tema das guerras nos remete à história, a tempos distantes que chegam a parecer abstratos. No entanto, ele permanece atual e dolorosamente presente — e o sofrimento do povo palestino na Faixa de Gaza é prova disso desde a intensificação do conflito com Israel em 7 de outubro de 2023.
É fundamental despertar a consciência humanitária em relação a Gaza e às vítimas palestinas diante da indiferença de boa parte da comunidade internacional. Nesse sentido, Chico César ofereceu sua contribuição com a canção “Breu”, na qual reflete sobre a liquidação de um território e a aniquilação de um povo.
O artista transforma essa imagem devastadora em metáfora da degradação moral que envolve um conflito tão injusto e desigual como os ataques de Israel à Faixa de Gaza. Na música, a pomba da paz em agonia simboliza o sofrimento imposto ao povo palestino.
A cena mais impactante evocada pela canção é a de crianças que tentam apontar os culpados, mas não conseguem por não terem braços. Uma denúncia pungente da situação de milhares de inocentes — em especial crianças — que, quando não são mortos, são mutilados, adoecem e acabam morrendo lentamente. E também de como o mundo parece surdo aos apelos de Gaza.
Breu é ausência de luz, é escuridão. Na obra de Chico César, o termo traduz a covardia imposta à população de Gaza: um horror em larga escala, noticiado diariamente. Um apagão moral da humanidade.
Breu
(Composição: Chico Cesar/2025)
Intérprete: Chico Cesar
Imagens da nasa mostram
o antes e o depois de gaza
morreu quase todo mundo
e quem sobreviveu não tem luz
é breu é breu é breu é breu
quase não tem casa
os edifícios caíram junto com a estrutura moral
de quem mandou mandar brasa
azar o meu o seu o nosso, plebeu
quem silenciou diante do horror
enquanto a pomba agonizava
e jogaram uma bomba em sua derradeira asa
crianças sem braços
tentam apontar os culpados:
netanyahu sionistas imperialistas
e alguns euro-deputados
o resto do mundo que em silêncio profundo
mal murmura algo sob o cobertor
horror horror horror horror
por que ficamos tanto tempo assim calados?
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL