Jorge Ben canta: Não desanima, João

13 set 2021 . 14:06

 

Jorge Ben aborda aqui um tema que aparece em sua obra diversas vezes, como por exemplo em Zumbi, Xica da Silva, e Todo dia era dia de índio: a dor e a luta dos povos escravizados. Sobretudo do povo negro.

Em “Não desanima, João” ele contrapõe a figura do velho com a do novo, simbolizando que a Lei do Ventre Livre (e 28 de Setembro de 1871, que considerava como livres todos os filhos de escravas nascidos a partir daquela data) descortinava um novo tempo. Assim ele revela a importância de cada conquista deste povo. A liberdade para brincar, estudar, para viver, por um lado, e a necessidade de descansar por outro, algo que pode ser interpretado como a morte de um tempo e o nascimento de outro.

A escravidão, mesmo após 133 anos da abolição, ainda e uma ferida aberta no Brasil. Como não houve um projeto político à época para inserção dos negros na sociedade, aquelas pessoas recém libertadas encontraram obstáculos intransponíveis para estabelecerem-se neste país que se formava. Esta história está na raiz da nossa absurda desigualdade e a tal da “brincar, estudar, para viver” cantada por Jorge Ben, muitas vezes limita-se ao terreno da utopia.

Entretanto, mesmo tendo sido mal conduzidas, e mesmo que elas tenham se baseado na substituição de um sistema econômico por outro, e não em uma concepção humanitária que condena os abusos da escravidão, todos os marcos do fim desta prática cruel são celebrados e figuram como referências que nos fazem refletir e buscar mudar. Mudar para que algum dia, enfim, a igualdade e a justiça social não sejam meras utopias. “Não desanima não, viu João”?

Não desanima, João

(Jorge Ben/1965)
Intérprete: Jorge Ben

Não, não não, não desanima não viu João
Não, não não,não desanima não viu João
Pois você é um menino
Que já não precisa mais sofrer
Pois a lei do ventre livre
Veio lhe salvar
Preto velho sim
Está cansado precisa descansar

Não, não, não, não  desanima não viu João
Não, não, não, não desanima não viu João

Vai poder descansar
Sem corrente para atrapalhar
Vai poder brincar feliz
Vai poder estudar
Preto velho sim
Está cansado precisa descansar
Preto velho sim
Está cansado precisa descansar
Não, não não não desanima não viu João
Não, não não não desanima não viu João
Não desanima João

Gostou? Conheça mais Música&Trabalho Aqui

 

Comentários



ÚLTIMAS DE

Música e Trabalho

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons