Jorge Ben: Fio Maravilha

04 fev 2013 . 20:03

João Batista de Sales, o Fio Maravilha, foi um craque do futebol conhecido, principalmente, por sua atuação no Flamengo.

Entre 1965 e 1973 ele atingiu a marca de 44 gols em 167 partidas pelo Rubro Negro. Foi um ídolo capaz de mexer com a emoção de multidões, de “sacudir a torcida” eque inspirou canções com esta de Jorge Ben Jor, um flamenguista inveterado.

Na música é interessante ressaltar como o autor atribui ao jogador um fetiche: sua malícia e sua raça aparecem como dons naturais, quase divinos, em pessoas predestinadas. Esta é a magia do futebol.

A magia que envolve este sonho pode, no entanto, esconder uma difícil realidade. No futebol não há espaço para que todos tenham a chance de ser como Fio Maravilha. Isso porque, se por um lado a lógica midiática infla uma dezena de jogadores, por outro, milhares de futebolistas de clubes pequenos vivem em grandes dificuldades e ralam por baixos salários. O próprio João Batista de Sales, o Fio Maravilha, movido por razões financeiras, chegou a processar o músico por usar seu apelido sem autorização, em um processo que terminou como um “mal-entendido”.

Mas assim como Fio Maravilha, Jorge Ben Jor é um ídolo capaz de tocar o coração de multidões, e a música de 1972 tornou-se um sucesso atemporal e arrebatador, com sua batida vibrante e sua poesia que qualquer brasileiro reconhece.

Magia e realidade se exprimem em sua obra, tornando a vida, mesmo com suas dificuldades, mais poética.

O cantor conhecido como Jorge Ben e Jorge Ben Jor, Jorge Duílio Lima Meneses, nasceu no Rio de Janeiro-RJ, em 22 de março de 1939). É um violonista, pandeirista, guitarrista, percussionista, cantor e compositor brasileiro

João Batista de Sales, o Fio Maravilha, é um ex jogador de futebol brasileiro, conhecido, principalmente, por sua atuação no Flamengo onde marcou 44 gols em 167 partidas entre as décadas de 1965 e 1973.Em sua época foi um astro, como nove entre dez garotos brasileiros sonham ser. A magia que envolve este sonho pode, no entanto, esconder uma realidade não tão glamourosa. No futebol não há espaço para que todos tenham a chance de ser como Fio Maravilha. Isso porque, se por um lado a lógica midiática infla uma dezena de jogadores, por outro, milhares de futebolistas de clubes pequenos vivem em grandes dificuldades e ralam por baixos salários.Esta é a lógica, ao mesmo tempo, espetáculo simples e controversa: futebol é arte, televisão, esporte, comércio, coletividade e culto à personalidade.

Fio Maravilha

(Composição: Jorge Ben/1972)

Intérprete: Jorge Ben

E novamente ele chegou com inspiração