The Star-Spangled Banner, por Jimi Hendrix (instrumental)

27 nov 2012 . 13:35


Johnny Allen Hendrix, ou Jimi Hendrix, nasceu em Seattle, 27 de novembro de 1942. O maior guitarrista de todos os tempos faria 70 anos hoje, mas faleceu precocemente aos 27 anos. Sua obra se desenvolveu em um efervescente contexto político, marcado pela Guerra Fria. Por isso, ainda que por vezes de forma indireta, ela possui um forte teor de engajamento sendo, para a juventude da época, um grito de liberdade. Em sua apresentação no Festival de Woodstock (15 a 17 de agosto de 1969) Jimi Hendrix recriou o hino dos Estados Unidos adicionando, com efeitos da guitarra, barulhos de bombas, metralhadores, sirenes, aviões e todo o caos da guerra. Esta apresentação foi uma das maiores manifestações políticas contra a então vigente Guerra do Vietnã.

Embora não estivesse previamente definido, Jimi Hendrix foi escalado para fechar Festival de Woodstock num show que ocorreu na manhã de segunda-feira. Por volta de 40 mil pessoas ainda estavam na fazenda de Max Yasgur para assistir o derradeiro show. Ao final da primeira parte da apresentação Hendrix iniciou uma versão de uma música que não fora combinada com o restante da banda, mas que havia sido ensaiada previamente por ele. Tratava-se do hino dos Estados Unidos, The Star-Spangled Banner, que recebeu uma releitura irônica, como forma de crítica à Guerra do Vietnâ, em curso naquele momento (a Guerra ocorreu entre 1955 e 1975).
 
Segundo o cineasta Billy Altman o Star-spangled banner encheu o ar. Parecia a Guerra do Vietnã. Soava como um tiroteio, como helicópteros, como metralhadoras. Ele pegou a canção e fez algo que ninguém nunca julgou possível com o hino nacional. Ele o fez soar como tudo que estava acontecendo no nosso país e em volta do mundo no momento.

Hendrix acabou por criar um retrato do contexto político do final dos anos 60. O hino começava de forma patrioticamente correta, porém, o meio era permeado pelos citados barulhos e simbolismos, voltando, no fim, à melodia da música. Desta maneira, o guitarrista não só remetia ao Vietnã, mas também à história dos Estados Unidos como um todo, marcada pelas guerras. A performance de Hendrix no último show de Woodstock permanece como uma das maiores lembranças dos três dias do festival: o hino deturpado, como uma de suas manifestações políticas.

Fonte: Crítica e representação da Guerra do Vietnã no rock dos anos 1960 http://whiplash.net/materias/biografias/099509-jimihendrix.html#ixzz2DQx1CKoM

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