01/07/2013

01 jul 2013 . 11:13

 

Ator e ativista norte-americano busca apoio de sindicalistas brasileiros http://www.ugt.org.br/NoticiasZoom.asp?RecId=5840&RowId=d0160000&Tipo=3 …

União Geral dos Trabalhadores, UGT

No Twitter https://twitter.com/UGT_BRASIL

0107Ator e ativista norte-americano busca apoio de sindicalistas brasileiros

O ator hollywoodiano da série de sucesso “Máquina Mortífera”, Danny Glover, participou nesta sexta-feira (28/6) da assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba em frente à montadora Nissan/Renault, em São José dos Pinhais.

O ator que também é ativista pelos direitos humanos, veio buscar apoio dos sindicalistas brasileiros para a causa dos trabalhadores da montadora Nissan nos Estados Unidos, pois a direção da fábrica proíbe a sindicalização dos seus empregados naquele país. Para se ter ideia, quem tenta se sindicalizar e lutar por direitos na fábrica localizada no estado de Mississípi, além de sofrer assédio moral e sexual, perde vários benefícios ao longo da carreira.

O ator e ativista estava acompanhado do presidente da UAW – United Auto Workes (UAW), Bob King, cuja entidade representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias dos EUA, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, Sérgio Butka; do presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; do Secretário Nacional da UGT para Relações Internacionais das Américas, Sidnei Curral; do Membro da Executiva Nacional da UGT, Solomar Rockembach e Eduardo Pavão, assessor do presidente nacional da UGT,  Ricardo Patah.

Segundo Sérgio Butka, presidente do SIMEC, o intercâmbio visa a troca de experiências com o modelo sindical brasileiro e angariar apoio internacional para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, nos Estados Unidos.

Em seu discurso para os trabalhadores paranaenses da montadora Nissan, o ator Danny Glover disse: “De todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Aquele lugar foi um importante campo de batalha pelos direitos civis, e agora passou a ser referência na luta pelos direitos dos trabalhadores”.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi manifestou total apoio dos trabalhadores representados pela UGT aos metalúrgicos da NISSAN nos Estados Unidos. “Em nome do nosso presidente nacional Ricardo Patah e de todos os companheiros e companheiras da UGT quero dizer aos companheiros e companheiras norte-americanas que essa luta não é só de vocês, é de todos aqueles que defendem um sindicalismo cidadão, ético e inovador. O Brasil, através do seu povo, está clamando nas ruas por melhorias na educação e melhor qualidade de vida. Que a nossa luta sirva de estímulo aos trabalhadores da NISSAN no Mississípi e que os trabalhadores possam lutar por seus direitos”, disse Rossi.

Fonte: UGT Paraná

 

Comentários



ÚLTIMAS DE

Frases

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons