24/05/2013

24 maio 2013 . 09:58


Valor Econômico – 59% dos brasileiros dizem que economia vai bem, diz estudo – http://www.valor.com.br/u/3136226

Sergio Luiz Leite, presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos no Estado de São Paulo, Fequimfar.

No https://twitter.com/serginhoquimico

59% dos brasileiros dizem que economia vai bem, diz estudo

Por Sergio Lamucci | Valor

WASHINGTON  – 59% dos brasileiros dizem que a economia do país está bem e 79% acreditam que ela vai melhorar nos próximos 12 meses, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Pew Research Center, com informações sobre 39 países.

A avaliação sobre a situação econômica pessoal é ainda mais positiva – dos entrevistados, 74% afirmam que ela está boa e e 88% apostam que ficará melhor nos próximos 12 meses, o percentual mais alto entre todos os países pesquisados, divididos entre avançados, emergentes e em desenvolvimento.

Ao apontar o principal problema que o governo deve enfrentar, 46% dos brasileiros ouvidos na pesquisa apontaram a falta de oportunidades de emprego, ainda que a taxa de desocupação esteja hoje nas mínimas históricas.

É uma fatia bem superior aos 24% que pedem mais atenção aos preços em alta, mesmo num cenário em que a inflação segue perto do teto da meta, de 6,5% – o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) acumula alta de 6,46% nos 12 meses até maio. Outros 17% afirmam que o governo deve dar prioridade à redução da distância entre riscos e pobres.

Apesar da redução da desigualdade de renda apontada por indicadores socioeconômicos nos últimos anos, 75% dos entrevistados no Brasil dizem que a desigualdade é um grande problema, com 50% dizendo que a distância entre ricos e pobres tem aumentado – 24% afirmam que ela ficou igual e 25%, que diminuiu.

No Brasil, a fatia dos que dizem que o sistema favorece os mais ricos chega a 80%. Entre os países emergentes, é um número superado apenas pelos 80% do Chile. Os percentuais mais altos aparecem na Grécia, com 95%, e em Gana – classificado como país em desenvolvimento -, com 94%.

Os brasileiros também aparecem bastante confiantes no futuro quando perguntados como será a vida dos filhos em comparação com a dos país. No Brasil, 79% dos entrevistados acreditam que ela será melhor, percentual muito próximo aos 82% registrados na China, a primeira da lista.

É um quadro bastante diferente do observado nos países avançados, especialmente na Europa, que amargam um ambiente recessivo, ainda longe de se recuperar da crise que eclodiu em 2007 e se agravou em 2008, com a quebra do Lehman Brothers, nos EUA.

90% dos franceses veem um futuro pior para os seus filhos, por exemplo. Essa fatia é de 74% no Reino Unido, 73% na Itália e 67% na Grécia. Nos EUA, que têm mostrado um crescimento mais forte que o da Europa, ainda que nada exuberante, 62% dizem que os filhos terão uma vida pior que a dos pais. No Japão, o número é de 76%.

Mesmo com a avaliação positiva da maioria dos brasileiros sobre a situação atual da economia e da perspectiva de melhora, 55% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com os rumos do país – 44% acreditam que o Brasil caminha na direção correta. Na China, os satisfeitos chegam a 85%, o número mais elevado. Na Grécia, essa parcela é de apenas 2% – 97% se dizem descontentes.

No Brasil, o Pew ouviu 960 pessoas com mais de 18 anos, entre 4 de março e 21 de abril. A margem de erro, no caso da pesquisa no país, é de 4,1 pontos percentuais. Nos 39 países, foram entrevistadas 37.653 pessoas.

http://www.valor.com.br/

Comentários



ÚLTIMAS DE

Frases

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons