27/05/2013

27 maio 2013 . 15:14

Trabalhadores vão à Justiça contra fraude retirou bilhões do FGTS: http://www.deputadopaulinho.com.br/blog/1788/trabalhadores-vao-a-justica-contra-fraude-retirou-r-330-bilhoes-do-fgts … Trabalhadores vão à Justiça contra fraude que retirou bilhões do FGTS

Paulo Pereira da Silva, Deputado Federal (PDT) e Presidente da Força Sindical.

No twitter https://twitter.com/dep_paulinho

Nós vamos à Justiça nesta terça-feira (28/05) propor uma ação coletiva para que o governo pague um rombo bilionário que fez no cofre do trabalhador, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nas nossas contas, o governo deve ter de pagar bilhões de reais, por não ter atualizado corretamente o saldo do FGTS de cada trabalhador brasileiro desde o ano de 1999.

O FGTS é uma conta que todo trabalhador possui na Caixa Econômica Federal, onde os patrões devem depositar, todos os meses, o equivalente a 8% do salário registrado em carteira. De acordo com a Lei 8.036/90, esses valores têm de ser atualizados com juros anuais de 3% mais correção monetária mensal.

É exatamente aí que a conta não fecha, pois o governo vem atualizando as contas com valores abaixo da inflação, por meio da manipulação da Taxa Referencial (TR), índice utilizado na correção. Pra se ter uma ideia, em 2000, quando a inflação foi de 5,27%, o governo aplicou apenas 2,09% nas contas, situação repetida ao longo dos anos.

O valor que foi tirado do trabalhador em muitos casos chega a 82% do valor do fundo. Se forem considerados só os dois últimos anos, a perda foi de 11%.

Rombo não é o primeiro no FGTS
Essa não é a primeira vez que as contas do governo abocanham o dinheiro do trabalhador. Em 2001, após muita luta e uma marcha a Brasília, o movimento sindical conseguiu um acordo para que o governo pagasse as perdas no FGTS provocadas pelos Planos Collor I e Verão. Mais de 32 milhões de trabalhadores foram beneficiados pelo acordo.