Câmera Aberta Sindical aborda golpe de 64 e os trabalhadores

16 abr 2015 . 18:51


Por João Franzin
Há vários anos, por volta do aniversário do golpe militar de 1964, o programa Câmera Aberta Sindical aborda o tema, focando as consequências que a ruptura da ordem constitucional e a implantação da ditadura tiveram na vida dos trabalhadores, do sindicalismo e da Nação. Os convidados sempre foram pessoas que tiveram a vida diretamente afetada pela ditadura. Por lá, já passaram Almino Afonso, Therezinha Zerbini, João Vicente Goulart, Raphael Martinelli, Luiz Tenório de Lima, José Luiz Del Roio e tantos outros que tiveram a vida diretamente afetada pela ditadura.
O programa do dia 1º de abril manteve a tradição. Para falar sobre o golpe, recebi o jornalista, escritor e ex-sindicalista Audálio Dantas; e a jornalista e pesquisadora do Centro de Memória Sindical, Carolina Maria Ruy. 

Audálio, que também foi deputado federal, presidia o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo quando o regime matou Vladimir Herzog, em outubro de 1975, ocasião em que o jornalista da TV Cultura se encontrava preso no DOI-Codi. O assassinato de Vlado, negado pelo regime, abriu enorme fissura na ditadura, que daí em diante só decaiu.

Carolina Ruy é de família de ativistas de esquerda. Na condição de pesquisadora, teve participação ativa na Comissão Nacional da Verdade quanto às apurações de violências cometidas pós-1964 contra o sindicalismo e os trabalhadores.

Hoje em dia, chega a ser chocante, mesmo entre gente do sindicalismo, o desconhecimento a respeito da ditadura. De um modo geral, as pessoas sabem que existiu o regime militar, que perseguia opositores e reprimia a liberdade. Pouco se fala da ação direta contra os Sindicatos e da política de arrocho salarial adotada pelo Estado empalmado por fardados a serviço do grande capital, especialmente do multinacional.
_______________________________________
João Franzin é jornalista, apresentador e editor do Programa Câmera Aberta e responsável pela Agência Sindical

Comentários



ÚLTIMAS DE

Galeria de Videos

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Tonico e Tinoco cantam: Vida de Operário

Música e Trabalho

Apesar do perfil conservador e ufanista que marcava (e ainda marca) a música sertaneja, Vida de Operário, de Tonico e Tinoco, destoa da maioria, até...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons