Dia da Luta Operária resgata a Greve de 1917

05 jun 2024 . 18:10

O Dia da Luta Operária é celebrado no dia 9 de julho desde 2017 por lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do vereador Antônio Donato (PT). A data foi instituída em memória da Greve Geral de 1917.

Para comemorar o Dia da Luta Operária, o movimento sindical brasileiro premia sindicalistas com o troféu José Martinez.

Greve de 1917

Iniciada na fábrica Cotonifício Crespi, zona leste da capital paulista, a greve contra a carestia, os baixos rendimentos e contra as condições degradantes de trabalho, se expandiu por diversas categorias e chegou a contar com a participação de mais de quarenta mil trabalhadores.

A greve ocorreu no período de formação da classe trabalhadora urbana, ensejada nos primórdios da industrialização brasileira, num grande processo de chegada de imigrantes europeus ao Brasil, poucas décadas depois da abolição da escravatura, em um contexto marcado pela Primeira Guerra Mundial e pela Revolução Russa.

José Martinez

O jovem sapateiro José Martinez (1896 – 1917), baleado e morto por soldados da antiga Força Pública, no dia 9 de julho de 1917, tornou-se símbolo da repressão e da luta dos trabalhadores.

Vinculado à Federação Operária de São Paulo (FOSP) e a Confederação Operária Brasileira (COB), Martinez tinha apenas 21 anos quando foi morto pelas tropas do governo de São Paulo quando participava de uma manifestação na porta da fábrica Mariângela, no bairro do Brás. Seu assassinato intensificou o movimento em torno da Greve Geral de 1917.

No dia 11 de julho de 1917, o funeral do operário transformou-se em uma das mais impressionantes demonstrações populares até então registradas, atraindo uma multidão que caminhou da Rua Caetano Pinto, no Brás, até o Cemitério do Araçá, passando pelo centro de São Paulo.

O troféu entregue aos homenageados do Dia da Luta Operária é um busto de José Martinez pelo artista plástico Enio Squeff e pelo fundidor Luciano Mendes.

Enio com o busto José Martinez

Ênio e Luciano com o busto José Martinez