Diesat completa 40 anos nesta sexta, 14

14 ago 2020 . 17:48

Cogitado nas Semanas da Saúde do Trabalhador, em 1979, o projeto de construir um “Dieese da Saúde” foi efetivado em agosto de 1980, com a fundação do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat). O Diesat, criado com base no objetivo de assessorar os sindicatos na luta pela melhoria das condições de trabalho, assumiu a tarefa de organizar as semanas de saúde do trabalhador e fortaleceu a ação intersindical pela saúde dos trabalhadores brasileiros.

No início, o Departamento levantou as principais doenças que acometiam os trabalhadores e documentou contaminações, especialmente por benzeno e mercúrio, mutilações por injetoras, prensas e outras máquinas entre os trabalhadores do setor plástico e metalúrgico; o problema da silicose, que impulsionou a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador, mortes causadas por queda, soterramento e choque elétrico na construção civil, além de diversos outros agravos à saúde.Ao longo da década de 1980 o Diesat analisou os reflexos da crise econômica na saúde do trabalhador e relacionou o cansaço físico e mental, nervosismo e tensão ao medo do desemprego. Segundo a entidade tal situação propiciava a dependência de bebidas alcoólicas e gerava conflitos familiares, ampliando os riscos de acidentes no trabalho.Com o passar dos anos o Diesat cresceu, abriu escritórios regionais no Rio de Janeiro, Salvador e Mato Grosso do Sul e assumiu novas lutas como: atuação contra trabalho escravo e infantil, igualdade para as mulheres, a verificação das consequências dos agrotóxicos na saúde dos agricultores, a questão da AIDS no trabalho entre outras.Uma das principais causas abraçadas pelo Diesat, desde a década de 1980, foi a luta pelo banimento do amianto[1], cujo manuseio provoca doença pulmonar irreversível, conhecida como asbestose. As pressões do movimento sindical forçaram a adoção de uma Lei sobre uso desta substância que obriga fornecedores e fabricantes a rotularem produtos com informações e instruções de uso[2].

Laerte

Miguel Torres, presidente da Força Sindical Brasil, parabeniza o DIESAT

Sérgio Leite, presidente da FEQUIMFAR parabeniza DIESAT pelos 40 anos

O Vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Josinaldo José de Barros (Cabeça), parabeniza o Diesat

Elenildo Queiroz, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e vice-presidente do DIESAT, parabeniza a entidade pelos 40 anos de contribuição com a saúde e a segurança do trabalhador.

Notas

[1] Designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.  Sua inalação prolongada pode provocar doenças graves incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose.

[2] No Brasil, alguns estados (Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) e municípios brasileiros proibiram a industrialização e a comercialização de todos os tipos de amianto, inclusive o crisotila. Por outro lado, a Lei Federal nº 9055, de 1º de julho de 1995 dispõe sobre a mineração, industrialização, transporte e comercialização do amianto e dos produtos que o contém. O Decreto nº 2350 de 1997 regulamenta a Lei nº 9.055. Há um projeto em andamento para o banimento do amianto em todo o território brasileiro. O relatório sugere a desativação da única mina de amianto ainda em operação no Brasil, localizada em Minaçu (GO).O projeto está a ser votado.