GIAP – Memórias Centenárias da Resistência

por Memória Sindical. 04 out 2013 . 15:33


Veja a história do general que dirigiu três vitórias contra o imperialismo (o japonês, o francês, o americano) e que morreu hoje, aos 102 anos!

Vo Nguyen Giap (An Xá, Lệ Thủy, província de Quang Binh, 25 de agosto de 1911 – 04 de outubro de 2013) foi um general vietnamita, fundador e comandante do Exército do Povo do Vietnam e um dos mais importantes estrategistas militares do século XX. Ele comandou as forças do Vietnam que derrotaram o exército francês na Batalha de Dien Bien Phu em 1954, encerrando o domínio colonial europeu no país e criando o Vietnam do Norte e Vietnam do Sul. Ele também organizou o Exército do Vietnam do Norte na guerra contra o Estados Unidos, que resultou novamente na unificação do Vietnam, sob regime comunista.

O curta metragem de Silvio Tendler, GIAP – Memórias Centenárias da Resistência, retrata importantes momentos da luta de Giap, com narração do próprio general.

 
Direção: Silvio Tendler
Brasil, 2011
Tipo: Curta-metragem – 16 minutos

Comentários



ÚLTIMAS DE

Galeria de Videos

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons