26 jun 2023 . 18:43
João Batista da Costa, 1964, nasceu no interior do Piauí. Filho de lavradores, agricultura familiar. Tornou-se metalúrgico quando chegou em São Paulo, com 19 anos, e começou a trabalhar na fábrica Columbia, em junho de 1984. Foi cipeiro e líder da comissão de fábrica naquela fábrica. Estudou na Faculdade das Américas e fez cursos de especialização no Senai, na Força Sindical e no Dieese, o que o ajudou a crescer profissionalmente. Quando a Columbia fechou as portas, era líder de recebimento, que é um cargo avançado na fábrica. Trabalhou na Alston, na Indrecon, até ir para a KSB válvulas, antiga IVC.
Quando a empresa mudou para Jundiaí, ele foi convidado para participar da chapa do Sindicato dos Metalúrgicos. João já frequentava o Sindicato, não só em Osasco, mas também em São Paulo. Ele é o secretário geral do Sindicato desde 2021 e tem uma ação voltado principalmente para a área de saúde e segurança do trabalhador.
Nesta entrevista concedida à Carolina Maria Ruy, do Centro de Memória Sindical, para o projeto sobre os 60 anos do Sindicato, João Batista fala sobre como chegou à diretoria do Sindical e também sobre os desafios enfrentados pela entidade nos últimos anos.
Assista aqui:
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL