Nota de falecimento: Luiz Henrique da Silveira

11 maio 2015 . 16:07

falecimentoO senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) morreu na tarde deste domingo (10) em Joinville, Santa Catarina, aos 75 anos, vítima de um infarto fulminante.

Natural de Blumenau, Luiz Henrique da Silveira foi um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), embrião do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Iniciou sua militância na política estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina, onde se formou em direito. Foi professor de História Geral do Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis. Em 1966 mudou-se para Joinville, onde montou banca de advocacia e ministrou aulas de língua portuguesa e história geral no Colégio Bom Jesus e de Direito Público e Privado na atual Univille.

Em sua vida ele exerceu diversas atividades políticas. Em 1971 foi eleito presidente do Diretório Municipal MDB de Joinville. Foi também deputado estadual, deputado federal por cinco mandatos (sendo o primeiro iniciado em 1973 e o último concluído em 1997), presidente do Diretório Nacional do PMDB entre 1993 e 1996, prefeito de Joinville, ministro da Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988 e governador de Santa Catarina entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010. Em 2011 assumiu o cargo de senador, no qual ficaria até 2019.

Como deputado federal Silveira foi relator do famigerado Decreto Lei 2045, em 1983, que arrochava os salários, e lutou para a sua derrubada. Naquele episódio foi convidado à visitar o  Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, pelo presidente Joaquim dos Santos Andrade, que dedicou uma homenagem ao deputado.

Os trabalhadores, com a inestimável ajuda de políticos como Silveira, foram vitoriosos na derrubada do Decreto 2045. 

falecimento-2falecimento-3

Na eleição presidencial de 2014 apoiou a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG), e em 2015 disputou com Renan Calheiros falecimento-4(PMDB-AL) a presidência do Senado. Na casa, ele também foi o relator de matérias como Código Florestal e um projeto de mudança no indexador da dívida dos estados.

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota de pesar: “O Brasil e Santa Catarina perdem um dos seus grandes filhos: o senador Luiz Henrique. Ex-governador, ex-prefeito, um dos fundadores do PMDB, o senador Luiz Henrique foi um homem de princípios democráticos, disposição para o diálogo e imenso amor pelo seu povo e sua terra. Deixo meus votos de pesar à família e aos amigos”, declarou a presidenta.

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons