Pesquisadora Fernanda Grigolin edita áudio raro de Edgard Leuenrouth

05 nov 2020 . 18:07

O Centro de Memória Sindical divulga vídeo com áudio raro de ativista operário Edgard Leuenrouth comentando o significado do Primeiro de Maio para o movimento operário brasileiro. O áudio foi gravado durante uma palestra no Centro de Cultura Social, CCS de São Paulo na década de 1960. O vídeo é parte da pesquisa de doutorado de Fernanda Grigolin.

Edgard Leuenroth foi um militante anarquista cuja atuação perpassa por diversas áreas e práticas; ele foi arquivista, tipógrafo, jornalista e deixou textos inéditos.

O vídeo foi realizado em dezembro de 2016, abaixo os créditos:

Concepção: Fernanda Grigolin Edição: Fernanda Grigolin e Pedro Pinho Tratamento de som: Thiago R. Áudio: AEL/ Unicamp (Arquivo Edgard Leuenroth) Imagens: Jornal A Plebe de vários anos (AEL/ Unicamp) e trechos do Funerais do Comendador Jafet (1924, vídeo de domínio público cedido pela Cinemateca Brasileira). O vídeo foi parte do projeto Arquivo 17 de Fernanda Grigolin (Proac 15/2016) (tendadelivros.org/arquivo17).