Pesquisadora Fernanda Grigolin edita áudio raro de Edgard Leuenrouth

por jawsdigital. 05 nov 2020 . 18:07

O Centro de Memória Sindical divulga vídeo com áudio raro de ativista operário Edgard Leuenrouth comentando o significado do Primeiro de Maio para o movimento operário brasileiro. O áudio foi gravado durante uma palestra no Centro de Cultura Social, CCS de São Paulo na década de 1960. O vídeo é parte da pesquisa de doutorado de Fernanda Grigolin.

Edgard Leuenroth foi um militante anarquista cuja atuação perpassa por diversas áreas e práticas; ele foi arquivista, tipógrafo, jornalista e deixou textos inéditos.

O vídeo foi realizado em dezembro de 2016, abaixo os créditos:

Concepção: Fernanda Grigolin Edição: Fernanda Grigolin e Pedro Pinho Tratamento de som: Thiago R. Áudio: AEL/ Unicamp (Arquivo Edgard Leuenroth) Imagens: Jornal A Plebe de vários anos (AEL/ Unicamp) e trechos do Funerais do Comendador Jafet (1924, vídeo de domínio público cedido pela Cinemateca Brasileira). O vídeo foi parte do projeto Arquivo 17 de Fernanda Grigolin (Proac 15/2016) (tendadelivros.org/arquivo17).

Comentários



ÚLTIMAS DE

100 anos da Greve de 1917

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons