Twittada 05/08/2012

05 ago 2012 . 14:11


"Centrais propõem fundo anticrise contra demissão Ideia é usar recursos do adicional da multa do FGTS em empre… http://tmblr.co/ZkS6exQovxT3 ".

João Carlos, Juruna, Secretário Geral da Força Sindical.

No twitter https://twitter.com/Juruna53 .

Centrais propõem fundo anticrise contra demissão
 
Ideia é usar recursos do adicional da multa do FGTS em empresa em dificuldade
 
Mecanismo seria acionado em situações como a que enfrenta a unidade da GM em São José dos Campos
 
CLAUDIA ROLLI
 
DE SÃO PAULO
 
As centrais sindicais entregam amanhã ao governo federal proposta para criar um fundo anticrise com o objetivo de manter empregos nas empresas que enfrentam dificuldades econômicas.
 
O fundo seria financiado por recursos de parte da multa do FGTS, paga aos demitidos sem justa causa.
 
Parte de programa nacional de estabilização e manutenção de empregos no setor privado (Pneme), o fundo poderia ser acionado em situações como a que enfrenta a GM, de São José dos Campos.
 
A montadora pretende desativar linha de produção na região e, com isso, teria excedente de 1.500 funcionários, segundo dirigentes sindicais.
 
O documento será entregue à presidente Dilma Rousseff e ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) por representantes de cinco centrais: CUT, Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central Sindical e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
 
INSPIRAÇÃO ALEMÃ
 
A proposta é inspirada no sistema que os metalúrgicos da Alemanha utilizam para negociar jornada de trabalho reduzida com mecanismos de proteção do emprego em tempos de crise.
 
Com o programa, as centrais querem evitar a perda de empregos em época de dificuldades temporárias na produção das empresas.
 
Somente os metalúrgicos perderam 211.764 empregos de novembro de 2008 a julho de 2009, durante a crise internacional.
 
Nesse período, esses trabalhadores deixaram de receber R$ 405 milhões, segundo levantamento do Dieese.
 
“O que gerou não apenas desestabilização familiar mas também impactos negativos na economia nacional”, informa o documento.
 
RECURSOS
 
Para manter o fundo anticrise, as centrais defendem o repasse do adicional de 10% na multa sobre o saldo do FGTS (paga quando a demissão é sem justa causa).
 
O adicional foi criado em 2001, quando a multa passou de 40% para 50% a fim de arrecadar recursos para financiar o pagamento dos expurgos dos planos Verão (1989) e Collor 1 (1990).
 
Projeto de lei aprovado no Senado prevê que a cobrança dos 10% termine neste ano. Por essa razão, as centrais defendem que o adicional seja revertido ao fundo anticrise. Estima-se que o repasse possa chegar a R$ 3 bilhões por ano.
 
As empresas poderiam usar recursos do fundo anticrise, desde que firmassem acordos com os sindicatos que representam os trabalhadores.
 
Se a empresa viesse a comprovar passar por dificuldades em razão de problemas de mercado (com documentos e registros), poderia usar o programa proposto para reduzir a jornada semanal de trabalho, interromper a produção total ou parcialmente e liberar os empregados por tempo determinado.
 
Assim como no sistema chamado “lay-off” (em que contrato de trabalho é temporariamente suspenso), os funcionários teriam de participar de programas de cursos de qualificação profissional.
 
A proposta prevê ainda que a empresa possa usar o programa por até dois anos, divididos em períodos de seis meses. E assegura a manutenção do emprego aos trabalhadores por até três meses após o término do programa.

Fonte: Folha.com http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1132060-centrais-sindicais-propoem-fundo-anticrise-contra-demissao.shtml

Comentários



ÚLTIMAS DE

Frases

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons