Twittada 14/08/2012

14 ago 2012 . 10:52


"Curitiba (PR): Seminário debate influência das decisões judiciais sobre a organização dos trabalhadores brasileiros: http://www.fsindical.org.br/portal/noticia.php?id_con=21043".

João Carlos, Juruna, Secretário Geral da Força Sindical.

No twitter https://twitter.com/Juruna53

Curitiba (PR): Seminário debate influência das decisões judiciais sobre a organização dos trabalhadores brasileiros

I Seminário “Liberdade x Engessamento do Movimento Sindical”,  organizado pela Força Sindical do Paraná, vai reunir em Curitiba, juristas e magistrados renomados do Brasil e do Paraná para discutir como as decisões dos tribunais tem afetado a vida de milhares de trabalhadores. Evento acontece amanhã (14), no auditório da OAB/PR.
 
Juristas e magistrados renomados do Brasil e do Paraná estarão em Curitiba, nesta terça feira (14) para participar do I Seminário “Liberdade x Engessamento do Movimento Sindical”.  O objetivo é debater os rumos das decisões judiciais e sua influência sobre a organização dos trabalhadores. O evento, promovido pela Força Sindical do Paraná, acontece no auditório da OAB/PR e vai girar em torno de quatro temas caros aos trabalhadores brasileiros: terceirização, interdito proibitório, enquadramento sindical e negociação coletiva.

“Nosso objetivo neste seminário é fomentar o debate acerca dos posicionamentos do Judiciário em relação a determinados temas da pauta trabalhista . Queremos, com  a contribuição da análise dos palestrantes, todos juristas e magistrados renomados,  iniciar uma reflexão que mostre até onde esses posicionamentos tem afetado a vida dos trabalhadores brasileiros e contribuído ou não para a sua luta por melhores condições de salário e de trabalho”, diz Sérgio Butka, presidente da Força Sindical do Paraná.

Mais de 300 pessoas inscritas

Com o encerramento das inscrições na última sexta feira (10), mais de 300 pessoas , entre juristas, advogados, sindicalistas, estudantes e jornalistas, confirmaram participação no seminário.

Painéis e palestrantes

Os temas propostos estarão divididos em quatro painéis, organizados da seguinte maneira:

1º Painel – Terceirização e seus Efeitos Nocivos aos Trabalhadores

Debatedores:
– Ricardo Bruel da Silveira  – Procurador Federal do Trabalho da 9º região, Curitiba
– Douglas Alencar Rodrigues – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10º região, Brasília
 
A terceirização é uma forma de contratação flexível que começou a se consolidar no Brasil há partir dos anos 90, do século passado.   Os palestrantes irão debater como a prática patronal de repassar as atividades fins para empresas terceiras prejudicam e precarizam as relações trabalhistas e quais serão os efeitos  caso essa prática seja regulamentada pelo Congresso Nacional. 
 
 2º Painel – Interdito Proibitório como Instrumento de Engessamento do Movimento Sindical 
 
Debatedores:
– José Aparecido dos Santos – Juiz Federal do Trabalho – Titular da 17 º
 Vara do Trabalho de Curitiba
– Ricardo Lourenço Filho – Assessor  da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Mestre e Doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UNB)
 
Medida judicial prevista no Artigo 932, do Código Civil Brasileiro, o Interdito Proibitório é muito acionado pelas empresas com o intuito de impedir o direito de greve dos trabalhadores. Dessa forma, os debatedores estarão analisando até onde a utilização indiscriminada desta medida restringe a mobilização dos trabalhadores por melhores condições salariais e de trabalho.
 
3º Painel – Enquadramento Sindical e seus Efeitos na Liberdade Sindical

– Zilmara David de Alencar – Consultora Juridica Trabalhista e ex-Secretária Nacional  de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho
– Luiz Eduardo Gunther – Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região, TRT/PR
 
A problemática do enquadramento sindical vem trazendo prejuízos tanto aos trabalhadores quanto às empresas, causando insegurança jurídica à sociedade, devido a falta de uma regulamentação mais especifica do assunto, que mostre o que realmente justifica a colocação dos trabalhadores em determinada categoria.
Dessa forma, esse painel vai girar em torno da  discussão quanto ao correto enquadramento dos trabalhadores considerando-se para tanto os quadros anexos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e levando-se em conta a atividade fim da empresa
 
4º Painel – Novos Rumos da Negociação Coletiva
 
Debatedores
– José Luciano Castilho – Ex- Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Jurista e professor de Direito do Trabalho
– Sérgio Nobre – Secretário Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
– João Carlos Gonçalves – Secretário Geral da Força Sindical
 
No Brasil, a negociação coletiva acha-se regulada, basicamente, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Decreto-Lei n. 5.452, de 1.5.1943), em seu Título VI, não existindo uma lei especial sobre negociação coletiva. O que existe é a Instrução Normativa n. 4/1993, do Tribunal Superior do Trabalho , que uniformiza o procedimento nos dissídios coletivos de natureza econômica, caso extremo devido ao esgotamento da negociação direta, envolvendo trabalhadores e patrões. Os debatedores irão buscar debater estratégias  para a modernização das atuais negociações visando uma melhoria da condição salarial e devida do trabalhadores

Comentários



ÚLTIMAS DE

Frases

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons