Twittada 16/08/2012

16 ago 2012 . 13:50



"Brasília (DF): Governo antecipa pacote a sindicalistas e recebe crítica http://www.fsindical.org.br/portal/noticia.php?id_con=21082".

Força Sindical

No twitter https://twitter.com/CentralSindical

Brasília (DF): Governo antecipa pacote a sindicalistas e recebe crítica

O Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias, lançado no dia 15 pela presidente Dilma Rousseff, foi apresentado com uma pequena antecedência a sindicalistas. Coube ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a tarefa de apresentar o pacote, em reunião realizada no meio da manhã no Palácio do Planalto. Participaram representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A iniciativa do Planalto, entretanto, terminou sendo alvo de críticas. "Mais uma vez nós fomos chamados só pra informar do pacote. Nós achamos que o pacote é importante porque vai investir mais de R$ 100 bilhões no setor de infraestrutura, e isso é importante. Mas eu acho que falta conversar um pouquinho mais. Qual é a contrapartida que o trabalhador vai ter nesse investimento?", questionou o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres.

"Até agora não se falou nada na participação dos trabalhadores, número de geração de emprego, qualificação e no bom emprego, emprego de qualidade. Então nos garantiram que vai ter outras conversas pra que nós possamos implementar um critério para que possa contemplar os trabalhadores." Questionado se o plano se assemelhava a uma privatização, Torres respondeu: "Ela está acompanhando a mudança do mundo. Acho que ela (Dilma) está vendo que tem a necessidade de envolver o capital privado cada vez mais na economia."

Durante a reunião, o ministro Gilberto Carvalho disse ainda que o Ministério do Planejamento discutirá propostas de reajuste para os servidores. A secretaria-geral deverá programar uma série de reuniões com as centrais sindicais para discutir temas de interesse dos trabalhadores, como a isenção de Imposto de Renda na PLR e a criação de um fundo para preservar postos de trabalho durante crises financeiras.

"O princípio é a criação de um fundo pra proteger o emprego durante a crise, de seis meses a dois anos de duração. Então, do ponto de vista de estabilização do emprego, é muito bom", disse Torres.
 
Fonte: Agência Estado e http://www.fsindical.org.br/portal

Comentários



ÚLTIMAS DE

Frases

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons