Debate: sindicalismo e comunicação

10 out 2012 . 19:40

Desde maio de 2012 o Centro de Memória Sindical está realizando debates mensais. O 4º debate, que será realizado no próximo dia 18 de outubro, terá como tema sindicalismo e comunicação.

A proposta do Ciclo de Debates do Centro de Memória é trazer intelectuais, professores e personalidades que pensam sobre nossa sociedade, além de sindicalistas importantes, para levantar ideias e questões sobre temas pertinentes a tudo o que tange o mundo do trabalho. Com isso pretendemos instigar a todos aqueles que estão envolvidos com o movimento social e, sobretudo, com as organizações dos trabalhadores, a pensar sobre a importância de suas ações. Buscamos assim contribuir para a formação de um embasamento teórico sólido que sirva como instrumento nos momentos das negociações e das articulações políticas. Que sirva como instrumento para as escolhas e conduta de cada indivíduo que compõe o coletivo.

Neste sentido o debate acerca da imprensa e sindicalismo é crucial, pois aborda situações com as quais nos deparamos cotidianamente. Uma simples notícia em um jornal pode mudar os rumos de um processo. E a velocidade com que circulam as informações hoje em dia, com o avanço da internet e das redes sociais, tornam este processo ainda mais complexo.

Segundo o jornalista João Franzin, da Agência Sindical, o Brasil tem cerca de 15 mil sindicatos das mais variadas tendências. Muitos têm imprensa própria, o que pode ser desde a elaboração de um simples panfleto, até um setor bem estruturado, com profissionais da área e diversos veículos de comunicação.

Seja como for, esta imprensa cumpre o importante papel de transmitir as ações dos movimentos organizados dos trabalhadores, contextualizadas no cenário político e histórico. À imprensa sindical cabe não apenas relatar fatos isolados. Ela deve falar para todos, fomentar ideias e discussões, e fazer com que o sindicalismo não seja refém da grande imprensa.

Um trabalho de comunicação bem feito aponta quais são as prioridades do momento e em que termos elas devem ser tratadas.

Para debater este assunto convidamos:

Altamiro Borges – Jornalista do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, autor do livro Sindicalismo, resistência e alternativas (Editora Anita Garibaldi).

João Franzin – Jornalista da Agência Sindical, editor do Jornal Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

Sérgio Gomes – Jornalista fundador da empresa Oboré em 1978,  que ajudou a organizar e cobriu as principais manifestações sindicais do fim da década de 1970 e da década de 1980.

Raimundo Rodrigues Pereira – Jornalista, um dos criadores do jornal Opinião (1972 a 1977), fundador e editor do jornal Movimento, um dos mais importantes órgãos de imprensa alternativa durante a ditadura militar.

Mediação: Cristiane Alves – Jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

Data: 18 ou 25 de outubro de 2012
Hora: 9:30 às 13 horas
Local: Auditório da Força Sindical, Rua Rocha Pombo, 94, 1º andar, Liberdade, Centro São Paulo.