História do Sindifícios

11 ago 2017 . 12:52

Paulo Ferrari e a diretoria recebem o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, maio de 2010.

A história do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo começa com a atuação dos zeladores Renato Moreira, Revílio Taddoni e um grupo de empregados de edifícios que, em 5 de agosto de 1959, fundaram a entidade com sede na Rua Conselheiro Crispiniano, 125 – 8º andar – Centro – São Paulo/SP.

Em 20 anos, o Sindicato passou por um grande processo de estruturação. Em 1979, a entidade comprou algumas salas no 4º andar na Rua Sete de Abril, 34 – também no Centro de São Paulo. Na ocasião, o presidente do Sindicato era Laurindo Ferrari, que havia sido eleito em 21 de setembro de 1977. O secretário era Francisco Pereira de Novaes e o tesoureiro Evandro de Oliveira Zuaneti.

A partir dessa mudança, o Sindicato evoluiu muito e passou a atender os associados prestando assistência jurídica, médica, odontológica e educacional. Os anos seguiram e as salas do 4ºandar ficaram pequenas, o que fez a diretoria adquirir novas salas em outros andares, proporcionando maior comodidade aos sócios e dependentes. Para oferecer opções de lazer à categoria, foi comprado um terreno em Caraguatatuba – Litoral Norte de São Paulo – que passou a abrigar a Colônia de Férias dos Trabalhadores em Edifícios. Em São Paulo, a subsede de Santo Amaro foi inaugurada evitando que o trabalhador fosse obrigado a se deslocar até o Centro para obter auxílio do Sindifícios.

Na sede, os departamentos médico e odontológico começaram a crescer e a conquistar andares inteiros do prédio; os demais setores também foram ampliados, como o segundo que é totalmente dedicado à Educação. Nesta época também surgiu o Departamento de Vagas, o SATE – Setor de Atendimento aos Trabalhadores de Edifícios – e o Salão de Festas. Toda essa expansão fez a diretoria, no final dos anos 90, concluir a compra de todo o prédio da sede, que possui 10 andares.

O nome Sindifícios surgiu em 1995, dando uma identidade maior ao Sindicato. Em 2000, uma nova diretoria foi eleita, desta vez com Paulo Ferrari na presidência. O trabalho desempenhado por esse grupo tem agradado muito o trabalhador, que o reelegeu nas eleições de 2004, 2008 e 2012. O Sindifícios não pára de crescer, tem planos de implantar novos departamentos para atender mais e melhor os trabalhadores da categoria. Certamente, tudo isso só foi possível com o apoio e a participação do trabalhador que dá vida a esta entidade.

Palestra de Paulo Ferrari na DRT em agosto de 2008

Seminário Diretoria em Caraguatatuba, abril de 1997

Dia do Trabalho, 1998

Assembléia do Sindicato em 29 de julho de 1998