Manifesto em apoio a construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart

por Memória Sindical. 07 abr 2015 . 14:38


manifesto-1O presente manifesto tem como objetivo colher a tua assinatura e teu indispensável apoio à construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart em Brasília, capital de todos nós brasileiros.

A sua participação é de suma importância, uma vez que essa significativa obra está sendo obstaculizada pelos mesmos setores de direita que não permitem o avanço do povo brasileiro e estão se organizando para solicitar e pressionar o poder público de Brasília para impedir a construção do Memorial da Liberdade e Democracia Presidente João Goulart, não permitindo que na Capital da Nação haja um espaço para defender , cultuar e enaltecer os valores soberanos de nossa cidadania.

51 anos depois querem cassar Jango novamente, inclusive incitando a violência para uma manifestação de derrubada dos tapumes que cercam a área, politizando, tergiversando valores e incitando á violência em uma manifestação fascista que só emana da intolerância.

Esta obra do arquiteto Oscar Niemeyer , nasceu da necessidade de informar ao público e as novas gerações os 21 anos do período obscuro da ditadura e a luta pela retomada da liberdade e redemocratização do país pela qual tantos brasileiros tombaram no caminho da legalidade.

“Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante vinte anos pesou sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada. Dentro do amplo salão de exposições serão explicadas ao público as razões desse deplorável acontecimento, as pressões do governo norte-americano que o reacionarismo de direita naquela época procurava atender.” (Oscar Niemeyer)

O Espaço da Liberdade e Democracia, mais do que um local que relate a recente história do nosso país, se propõe a ser um lugar de reflexão da vida democrática, através de eventos temáticos, desenvolvidos em seminários, debates, oficinas, palestras, mostras de filmes, exposições artísticas, entre outras atividades culturais e estará aberto gratuitamente ao público nos 365 dias do ano, essencialmente cultivando os valores que foram atingidos pelo golpe de 1964, como a liberdade, como a democracia, como o respeito aos direitos humanos e como a opção social pelos menos favorecidos.

Será um espaço de reflexão dos movimentos sociais, das associações civis, do terceiro setor, dos sindicatos e de todas as agremiações que lutam pela preservação e avanço social das lutas democráticas e libertárias.

Pela defesa plena de nossa soberania e, principalmente , pela construção de um espírito de cidadania.

É por isso que contamos com teu apoio, com o apoio de um “SIM” á construção de este espaço de “liberdade e democracia” que cultuará na Capital de todos os brasileiros que pregam para sempre, viver livres e em Estado Democrático de Direito.

Ditadura nunca mais! Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça!

_____________________________________

João Vicente Goulart, Presidente do Instituto João Goulart

ABRA AQUI O ABAIXO ASSINADO

Comentários



ÚLTIMAS DE

Noticias

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

Entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Programa Roda Viva, TV Cultura, 06/07/1987

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Depoimento de Melquíades Araújo

Artigos e Entrevistas

  Melquíades Araújo é Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação no Estado de São Paulo – Fetiasp, e 1º vice-presidente da Força...

VER MATÉRIA

Entrevista com Luiz Antônio de Medeiros

Artigos e Entrevistas

Luiz Antônio de Medeiros é metalúrgico, fundador e presidente da Força Sindical de 1991 até 1999. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo....

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL