CMS reafirma sua pluralidade com a recente filiação da CTB

09 maio 2022 . 12:36

Carol e Frei Chico do Centro de Memória e Juruna da Força Sindical, recebem Adílson Araújo e Ronaldo Leite da CTB na sede do CMS dia 5/5/2022

O Centro de Memória Sindical reafirma sua vocação para pluralidade com a recente filiação da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, à entidade. Criado em 1980, antes do surgimento das centrais, o Centro de Memória é pela abrangência de diversos sindicatos e categorias.

Por isso é uma consagração ter no quadro de mantenedores três importantes centrais sindicais: a Força Sindical, a UGT, União Geral dos Trabalhadores, e agora a CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Central classista, a CTB foi criada em 2007 tendo uma longa história anterior na Corrente Sindical Classista.

Em visita para conhecer a sede e o arquivo do Centro de Memória, na Rua do Carmo, em 5 de maio de 2022, o presidente e o secretário geral da central, Adílson Araújo e Ronaldo Leite, falaram sobre a importância da formação política, teórica e da preservação da história dos trabalhadores. São departamento onde o CMS poderá desempenhar um papel importante.

Segundo Araújo, a atual conjuntura demanda que as entidades sindicais pensem em unir forças e se dediquem a criar espaços de confluência, espaços em que todas e todos, independente da filiação, possam construir projetos e debates para os trabalhadores brasileiros. Neste quesito também o CMS pode materializar essa aspiração.

O presidente da CTB também falou sobre o projeto Memória Viva, mais uma iniciativa prejudicada pela reforma trabalhista de 2017, mas que, segundo ele, apenas “hibernou”, e que pode ser reativada agora no contexto da filiação ao CMS

Neste momento de resistência, a aproximação da CTB, junto à Força Sindical e à UGT em torno da valorização da memória sindical, reforça a esperança por um futuro melhor.