Irmã Dulce, Santa Dulce dos Pobres

15 ago 2022 . 02:20

Irmã Dulce, Santa Dulce dos Pobres, Salvador (BA), 26/05/1914 — Salvador (BA), 13/03/1992. Freira, benfeitora

Nascida como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, ela se tornou conhecida como “O Anjo Bom da Bahia” devido ao seu incansável trabalho em prol dos mais necessitados.

Irmã Dulce dedicou sua vida a cuidar dos menos favorecidos, especialmente dos pobres, dos doentes e dos desamparados. Sua trajetória de caridade e amor ao próximo teve início quando, ainda jovem, ela decidiu ajudar os moradores de rua, acolhendo-os em sua casa e oferecendo-lhes assistência e conforto.

Em 1959, Irmã Dulce fundou a União Operária São Francisco, uma organização voltada para a promoção social e assistência médica aos trabalhadores e suas famílias. Com o passar dos anos, seu trabalho se expandiu, e em 1980 ela fundou a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, um complexo que abriga um hospital, uma escola e diversos programas de assistência social.

Sua dedicação e compaixão pelos mais necessitados renderam a Irmã Dulce inúmeras honrarias e reconhecimentos ao longo de sua vida. Ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e recebeu a visita de líderes mundiais e personalidades importantes. No entanto, seu maior legado é o impacto que ela teve nas vidas das pessoas que ela ajudou, oferecendo-lhes dignidade, cuidados de saúde e esperança.

Irmã Dulce faleceu em 22 de março de 1992, mas sua obra continua viva. Hoje, as Obras Sociais Irmã Dulce são uma referência nacional e um exemplo de solidariedade e generosidade. Seu trabalho incansável inspira muitos a se envolverem na construção de uma sociedade mais justa e humana.

Ao relembrarmos a vida de Irmã Dulce, somos lembrados de que o verdadeiro sentido da vida está em fazer a diferença na vida dos outros. Seu exemplo nos inspira a estender a mão aos necessitados e nos motiva a trabalhar por um mundo onde todos tenham acesso a condições dignas de vida. Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, continua a ser uma luz que ilumina nosso caminho.

Comentários



ÚLTIMAS DE

BRASIL 200

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Tonico e Tinoco cantam: Vida de Operário

Música e Trabalho

Apesar do perfil conservador e ufanista que marcava (e ainda marca) a música sertaneja, Vida de Operário, de Tonico e Tinoco, destoa da maioria, até...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons