Eles não usam black tie, com Milton Gonçalves

01 jun 2022 . 15:26

Foto: Agência Brasil

Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri (que estreou no Teatro de Arena, em 1958), o filme registra, através da história fictícia sobre a relação entre o operário e líder sindical Otávio e seu filho, o jovem operário Tião, a vida operária e a greve dos metalúrgicos de São Paulo em 1979, no período final da ditadura militar no Brasil (1964/1985).

O momento era apropriado. O Brasil vivia as grandes greves operárias do final da década de 1970, que colocaram em xeque o projeto de abertura controlada da ditadura militar. O novo protagonismo operário foi fundamental para a derrota da ditadura.

Ao retratar os metalúrgicos de SP, não de SBC, ele mostra como aquele movimento foi complexo e se espalhou pelo estado e pelo país e como em cada lugar a luta acontecia de forma diferente.

O central em Eles não usam black-tie é a dificuldade de organização. São os embates, não só entre os trabalhadores e os patrões ou entre os sindicalistas e a ditadura, mas entre os próprios trabalhadores e sindicalistas que divergiam muito por causa de visões políticas e sobre a estrutura sindical.

A morte do ativista Santo Dias naquela greve é representada pelo ator Milton Gonçalves (Monte Santo de Minas, 9 de dezembro de 1933 – Rio de Janeiro, 30 de maio de 2022), que encarna o perfil conciliador e apaziguador do metalúrgico que foi assassinado com um tiro da polícia em outubro de 1979.

O tema de Eles Não Usam Black-tie é a luta de classes, a exploração da mão de obra e a velha contradição entre o capital e o trabalho, mostrando vidas em que o trabalho pesado e o dinheiro escasso dão base para a história. E também a contradição que existe na luta operária; no filme, por exemplo, ela gira em torno da relação entre o operário, dirigente sindical e líder grevista Otávio, e seu filho, o jovem operário Tião. Um fura-greves submetido à lógica patronal.

Confira o trailer

Comentários



ÚLTIMAS DE

Dicas de Filmes

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons