Música e Trabalho: Parque Industrial (Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé)

11 fev 2022 . 18:14

“Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente”. Devorar a cultura e transformá-la em outra coisa. Transformá-la em uma nova autenticidade. Este pode ser o sentido da frase que abre o manifesto antropofágico. Ela sintetiza a base sobre a qual evoluiu o país. A grande mistura de culturas e uma interpretação própria do sistema econômico de produção de riqueza, pobreza e desigualdades.

O Manifesto, lançado em 1928, é umas das mais emblemáticas derivações da Semana de Arte Moderna, que completa cem anos neste 11 de fevereiro de 2022.

No Brasil, a fábrica e a lógica da produção em série davam os contornos de uma cidade que crescia freneticamente em uma onda de transformações captadas pelos modernistas que já em 1922 reivindicavam a autenticidade antropofágica, ou miscigenada, da identidade brasileira.

O mundo transformava-se após horrores da Primeira Guerra Mundial e a vida passava a ser contabilizada em escalas, sequências e estatísticas.

Mais de quarenta anos e muita história depois, os tropicalistas resgataram aquelas ideias e imprimiram no algum/manifesto Tropicália ou panis et circenses a busca por esta identidade. Se nos anos de 1920 o mundo entrava no modo industrial, na década de 1960 a cultura fabril já estava devidamente assimilada no espírito da época. O fim da Segunda Guerra inaugurara uma nova ordem e o american way of life tornara-se o dogma que regia o dia a dia do cidadão comum no raio de domínio dos Estados Unidos da América. Essa foi a antropofagia dos anos 60. Contestada e ironizada por Caetano, Gal, Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, Capinam, Torquato Neto e Rogério Duprat no algum/manifesto.

A música Parque Industrial, por exemplo, é pura ironia. Ela descreve um mundo massificado e reproduzido em escala de mercado.

“Garotas propaganda, Aeromoças e ternura no cartaz”; “o sorriso engarrafado pronto e tabelado”; “jornal popular que é um banco de sangue encadernado pronto e tabelado” mostram satiricamente como a indústria padroniza todas as relações, emoções e pensamentos. O uso da expressão “Made in Brazil” revela a grande influência cultural que os EUA exerciam por aqui. Ritmos regionais misturados ao rock universal, garantem os contrastes que marcam nossa cultura e nossa história.

Essa assimilação cultural à brasileira é enfim, a antropofagia que definiu nossa autenticidade. E que nos une no avanço industrial que promete (mas não entrega) nossa redenção.

Parque Industrial (Composição: Tom Zé/1968)
Intérpretes: Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé

Retocai o céu de anil
Bandeirolas no cordão