15 de março: início da Nova República

15 mar 2016 . 12:46

Em 15 de março de 1985, com a posse do então vice-presidente eleito José Sarney, que assumiu interinamente o comando do país, teve início no Brasil o período que ficou conhecido como Nova República.

Através de um “acordão” que facilitaria a vitória de Tancredo Neves, o PMDB formou a chapa conhecida como Aliança Democrática, com políticos do PMDB e dissidentes da antiga Arena, como o vice de Tancredo, o ex-governador maranhense José Sarney. Em 15 de março de 1985, com a doença do presidente eleito Tancredo Neves, Sarney tornava-se o primeiro presidente civil do Brasil, após quase 21 anos do golpe militar de 31 de março de 1964.

O último presidente militar, João Figueiredo, deixou o palácio do governo sem passar o comando do país e a faixa presidencial para José Sarney. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril, Sarney assume de fato o cargo de presidente da República.

Para o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Queiroz “Foi nesse dia que se deu a partida para acabar com o entulho autoritário. O restabelecimento dos partidos e o processo de convocação da Constituinte. São marcos históricos”. Ele lembra, entretanto, que a posse de Sarney, devido à doença de Tancredo, foi uma grande decepção já que ele era procedente da Arena, partido do regime militar.

Entre os compromissos assumidos pela Aliança Democrática e cumpridos por Sarney, estavam eleições diretas para todos os cargos, legalização de partidos políticos, convocação da Assembleia Constituinte, que instituiu o Estado Democrático de Direito, e a concretização da transição democrática no Brasil. Nessa transição, o governo acabou de vez com a censura à imprensa e legalizou plenamente o sindicalismo e as grandes centrais sindicais.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Posse de José Sarney em 15 de março de 1985. Agência Senado