Aposentados enterram o Fator Previdenciário

04 jul 2012 . 13:06

aposentados-1O enterro simbólico do Fator Previdenciário foi mais um meio de pressão realizado pelos aposentados para que a presidenta da República, Dilma Roussef, cumpra a promessa de mudar a fórmula da aposentadoria no Brasil. “O Fator Previdenciário é um monstro que nunca poderia ter sido criado”, afirmou o presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini.

O féretro, com direito a urna mortuária “padres” e “rezadeiras” devidamente paramentados, teve início no Salão Verde da Câmara dos Deputados e atravessou os corredores da instituição. “Xô Satanás”, clamavam os padres, que encomendavam o “defunto” para o inferno.

Apesar da pressão, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), não se dispôs a colocar na pauta de votações o projeto que extingue o Fator Previdenciário e que se encontra em regime de urgência na Mesa. Em substituição a ele, o Sindnapi vem defendendo a criação do Fator 85/95, menos prejudicial aos bolsos dos trabalhadores que se aposentam.

Pelas regras atuais, que vigoram desde 1999, um trabalhador que se aposenta com 35 anos de contribuição, chega a perder 45% do valor do benefício a que teria direito. Essa injustiça permitiu que nos 12 anos de vigência do Fator Previdenciário o governo federal deixasse de distribuir perto de R$ 40 bilhões para os aposentados.

“O Fator Previdenciário está jogando milhões de aposentados para a linha da pobreza”, afirma Inocentini. Hoje, perto de 20 milhões de aposentados se encontram no nível do salário mínimo. “Infelizmente a presidenta não está conversando com os trabalhadores, com as centrais sindicais nem com os aposentados”, diz Inocentini.

aposentados-2

Como o Congresso Nacional está prestes a entrar no recesso de julho, o que deve ocorrer já na próxima semana, o projeto de lei que extingue o Fator Previdenciário deverá entrar na pauta em agosto. Mas, se o governo quiser fixar idade mínima para a aposentadoria, o Sindnapi não vai aceitar. O fator foi um monstro criado porque a sociedade rejeitou justamente a idade mínima, que seria muito mais prejudicial.

Fonte: SINDICATO NACIONAL DOS APOSENTADOS

Comentários



ÚLTIMAS DE

Artigos e Entrevistas

Fotos históricas

Documentos Históricos

  As fotos estão em ordem cronológica Remo Forli e Conrado Del Papa, no lançamento da pedra fundamental da sub-sede de Osasco do Sindicato dos Metalúrgicos...

VER MATÉRIA

Leia aqui o livro A História dos Metalúrgicos de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Arquivo – Sindicatos

Arquivo

Catálogo de coleções de sindicatos, acondicionadas em caixas contendo documentos em papel de variadas tipologias. Documentos de datas esparsas entre as décadas de 1930 e...

VER MATÉRIA

Jornais

Arquivoc

Catálogo de coleções de jornais. Jornais de datas esparsas entre as décadas de 1920 e 2010. Acondicionamento em pastas.

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL

Show Buttons
Hide Buttons