22 out 2019 . 20:55
Santo Dias presente!
Santo Dias foi mais um símbolo da brutalidade do regime. Operário, católico, lutador, apaziguador, idealista e abnegado, ele foi do comando de greve dos metalúrgicos de São Paulo, que reivindicava 83% de aumento salarial, em outubro de 1979.
Ali ele entraria para a história como mais um exemplo do cruel conflito entre resistência e repressão. No dia 30, Santo, ao sair para conversar com os operários que entrariam no turno da tarde e reforçar um piquete em frente à fábrica Sylvânia, foi baleado pelas costas por um policial e morreu no local. Ele tinha 37 anos.
A notícia de sua morte se espalhou. Seu corpo foi velado Igreja da Consolação. No dia 31 de outubro, seu enterro tornou-se um ato político que reuniu cerca de 30 mil pessoas.
Esta história, com final trágico, sem justiça, nem reparação, é exemplo da dura vida dos trabalhadores, sobretudo daqueles que ousam protestar por uma sociedade com mais igualdade.
Por seu simbolismo Santo Dias deu nome à várias instituições de defesa aos direitos humanos, como o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Nos quarenta anos de sua morte, Santo será homenageado pelas centrais sindicais brasileiras e, especialmente, por seu sindicato, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
O ato será mais uma demonstração da união do movimento sindical brasileiro nas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, do desenvolvimento, da paz social e da democracia.
Local:
Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo, SP.
Data e hora:
28 de outubro de 2019, 15 horas.
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL