Homenagem da centrais sindicais e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo ao operário Santo Dias

por jawsdigital. 22 out 2019 . 20:55

Santo Dias presente!

Santo Dias foi mais um símbolo da brutalidade do regime. Operário, católico, lutador, apaziguador, idealista e abnegado, ele foi do comando de greve dos metalúrgicos de São Paulo, que reivindicava 83% de aumento salarial, em outubro de 1979.

Ali ele entraria para a história como mais um exemplo do cruel conflito entre resistência e repressão. No dia 30, Santo, ao sair para conversar com os operários que entrariam no turno da tarde e reforçar um piquete em frente à fábrica Sylvânia, foi baleado pelas costas por um policial e morreu no local. Ele tinha 37 anos.

A notícia de sua morte se espalhou. Seu corpo foi velado Igreja da Consolação. No dia 31 de outubro, seu enterro tornou-se um ato político que reuniu cerca de 30 mil pessoas.

Esta história, com final trágico, sem justiça, nem reparação, é exemplo da dura vida dos trabalhadores, sobretudo daqueles que ousam protestar por uma sociedade com mais igualdade.

Por seu simbolismo Santo Dias deu nome à várias instituições de defesa aos direitos humanos, como o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Nos quarenta anos de sua morte, Santo será homenageado pelas centrais sindicais brasileiras e, especialmente, por seu sindicato, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

O ato será mais uma demonstração da união do movimento sindical brasileiro nas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, do desenvolvimento, da paz social e da democracia.

Local:

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo, SP.

Data e hora:

28 de outubro de 2019, 15 horas.

Comentários



ÚLTIMAS DE

Eventos

Transcrição da entrevista com Joaquim dos Santos Andrade no Roda Viva

Histórias de Vida

VER MATÉRIA

Sindicato dos Professores de São Paulo promove debate e exposição sobre a Revolução Russa

Cultura

Acontecimento de importância decisiva no mundo contemporâneo, a Revolução Russa construiu e destruiu utopias e mudou as referências políticas e ideológicas da nossa era. Sua...

VER MATÉRIA

Vote pra valer! Não desperdice o seu direito conquistado

Apostilas de Formação

A descrença com a política é compreensível frente à flagrantes de corrupção, de mau uso do patrimônio público e da precária oferta de serviços e...

VER MATÉRIA

Visão geral do acervo

Arquivo

Centro de Memória Sindical – Arranjo do Acervo

VER MATÉRIA

Depoimento de Newton Candido

Histórias de Vida

Newton Candido foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Caetano e assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Realizado em 15/04/1989 por...

VER MATÉRIA

Música e Trabalho

PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL