17 fev 2016 . 14:52
O livro convida o leitor a refletir sobre a sétima arte à luz das relações de trabalho.
O cinema, como lazer e entretenimento, é parte do dia a dia da maioria das pessoas. Suas histórias, personagens, trilhas sonoras, figurinos, paisagens e diálogos estão cravados no nosso imaginário como lembranças que por vezes confundem-se até mesmo com nossa própria história.
Entretanto o cinema pode ser mais do que diversão. E a intenção deste livro, lançado pelo Centro de Memória Sindical e pela Força Sindical, é justamente fomentar um olhar crítico sobre o cinema.
Um dos aspectos mais interessantes do livro é sua liberdade em misturar filmes de diversos tipos, nacionalidades e períodos. Isso é possível porque a intenção é usar o cinema para falar sobre o trabalhador, e não criar uma classificação cinematográfica. Neste sentido, nos 88 anos que separam O Encouraçado Potemkin de Dossiê Jango, vislumbramos uma fantástica evolução tecnológica, bem como transformações ideológicas que marcaram o período.
Com isso acreditamos que o processo de formação teórica, ou o simples gosto pelo conhecimento pode acontecer também de forma leve, irreverente e criativa.
O lançamento será dia 24/11/15, 18:30, na Rua Rocha Pombo, 94, Liberdade, SP.
O mundo do trabalho no cinema
Organizador Ruy, Carolina Maria
Centro de Memória Sindical
ISBN 978-85-66157-07-9
São Paulo, 2015
400 Páginas
PLAYLIST SPOTIFY MEMÓRIA SINDICAL